Notícia

Educação

Pandemia é tema de projeto de arte-educação

Postada 10/08/2020



O Jornal da Manhã está comprometido com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em mais uma importante ação educacional e cultural. O Salão Artístico Estudantil surge com o objetivo de fortalecer a Educação neste novo cenário de distanciamento social, ao mesmo tempo em que busca registrar este momento histórico dentro das novas formas de ensinar, aprender, se relacionar e interagir impostas pela pandemia. 
Tendo como tema "Em tempos de Pandemia", a proposta elaborada pela 36ª CRE é estimular o processo criativo dos estudantes e a reflexão sobre este momento desafiador. Os alunos são convidados a descrever suas experiências por meio de desenhos e pinturas em tela. Estão sendo chamados a participar todos os alunos da rede estadual de ensino das escolas de abrangência da 36ª CRE, que incluem 11 municípios da região e totalizam 60 educandários. O regulamento pode ser conferido no site da Coordenadoria, em https://educacao.rs.gov.br/36-cre-ijui.
A equipe pedagógica, professores e direção da escola devem se envolver no projeto, incentivando seus estudantes a produzirem, primeiramente, um desenho interpretativo do tema. Com a ajuda de uma comissão, cada escola escolherá um trabalha para representá-la. O desenho escolhido deverá ser reproduzido em uma pintura em tela. O regulamento estabelece que o trabalho poderá ser realizado por dois alunos, um que fará o desenho e outro, a pintura da tela. Nesse caso, a obra deverá levar o nome dos dois alunos artistas. O desenho deve ser reproduzido em uma tela na dimensão de 40cmX50cm, em aquarela ou tinta.
As obras deverão ser enviadas para a 36ª CRE até o dia 30 de setembro, acompanhadas de um breve relato, contendo dados da escola e dos alunos artistas. 
Ao final do projeto, o total de 60 trabalhos farão parte de uma exposição itinerante que irá percorrer Ijuí e os municípios de abrangência da 36ª CRE, e posteriormente, serão doadas ao Museu Antropológico Diretor Pestana, permanecendo assim como um registro deste momento histórico.
Um segundo projeto da 36ª CRE e Jornal da Manhã foi lançado esta semana junto com o Salão Artístico Estudantil. É o Prêmio Excelência em Educação, que detalhamos na edição de terça-feira.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por