Notícia

Comunidade

Lei Maria da Penha será debatida

Postada 06/08/2020



A Coordenadoria da Mulher, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a Rede de Proteção à Mulher e o Fórum Permanente da Mulher, realiza na próxima segunda-feira, às 8h30, através da plataforma Google Meet, uma roda de conversa virtual com o tema A Lei Maria da Penha no contexto atual, seus desafios e perspectivas. 
Segundo a titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, Noemi Huth, o mês de agosto será destinado à reflexão em torno do tema da violência doméstica, pois marca os 14 anos da Lei Maria da Penha.
Delegado da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Amilcar de Souza Neto, juíza da Vara Criminal de Ijuí, Maria Luísa Gaspari, defensora pública, Carla Lizot e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Almeida Silva Barbosa, são os convidados a falar sobre o tema.
“Pensamos em pessoas que trabalham diretamente no dia a dia na aplicação dessa lei, já que é uma reflexão que visa aprofundar o nosso conhecimento, principalmente nesse momento de pandemia. A lei tem a intenção de trabalhar a proteção da mulher, então, nada mais justo do que tentarmos entender o que envolve toda essa proteção, e, principalmente, nesse momento em que percebemos que há várias situações de violência todos os dias, e parece que as pessoas não se dão conta de que existe uma lei que precisa ser respeitada”, relatou.
O atendimento de casos de violência à mulher tem se mantido na média, segundo Noemi, não tendo sido registrado nenhum aumento no número de denúncias.
“Não sabemos se os registros vêm sendo feitos. Há casos que, muitas vezes, se repetem e não se resolvem, que a pessoa deve ter a atitude de sair da relação abusiva, e não temos o poder de tomar essa decisão. Nem sempre as pessoas entendem que a violência não é somente a física, que é psicológica, patrimonial e tem várias nuances que ultrapassam a questão do respeito”, finalizou.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por