Notícia

Sociedade

Ijuiense está escrevendo trilogia de ficção

Postada 04/08/2020



O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho. A data foi escolhida pelo ex-ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritores e
escritoras brasileiros. Em alusão a data, a jovem ijuiense Elensandra Pereira, contou, em entrevista ao Grupo JM, sobre a história e o lançamento do seu primeiro livro.
O interesse pela escrita começou junto com o interesse pela leitura. “Eu aprendi a ler com 4 anos e com cerca de 6 anos escrevi o meu primeiro livrinho, fazendo algumas ilustrações. Com o passar dos anos fui aprendendo mais sobre a escrita na escola e passei a escrever contos”, relata.
As histórias pelas quais ela tem preferência são dos gêneros fantasia e ficção científica, que
serviram de base para a criação de seu primeiro livro Elementares: A Ressureição da Fênix. O livro conta a história de uma adolescente albina que começa a desenvolver alguns poderes, que fazem com que ela descubra que não é uma humana, e sim, uma elementar. Elementares são seres que dominam os quatro elementos da natureza.
Na história existem dois lados, representados pela vida e morte da personagem principal, que não sabe qual lado escolher, o que faz com que ela se envolva em batalhas que não sabe se poderá vencer. O lançamento está agendado para o dia 24 de outubro, mas devido a pandemia, é possível que ele seja transferido para que possa ser feito lançamento presencial com sessão de autógrafos.
Para custear a primeira tiragem de livros e divulgação, Elensandra conseguiu um empréstimo com seu pai e realizou uma vakinha online, onde conseguiu arrecadar R$ 1.376,71. Elensandra
afirma que falta apoio por parte do governo para ações culturais e jovens escritores.
“Nós, escritores, precisaríamos de uma ajuda para pelo menos lançar os primeiros livros. Já participei de outros meios de cultura e também era complicado de conseguir suporte financeiro, mas percebo que para a parte dos escritores é pior, não é muito valorizado e por isso não é visível aos olhos das autoridades”, pontua.
A ijuiense já está produzindo a segunda edição do livro Elementares, que foi planejado como
uma trilogia, e tem anotações para um quarto livro, com uma nova história.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por