Notícia

Educação

Concurso JM e Rotary tem 456 participantes

Postada 04/08/2020



O 13º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí recebeu um total de 456 redações. A rede particular, este ano, apresenta um número expressivo de 237 redações, suplantando a rede estadual, que tem 207 concorrentes, e a rede municipal, que enviou apenas 12. A entrega dos textos dos concorrentes ocorreu na tarde de ontem na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O material foi entregue pela assessora pedagógica e responsável pelo Concurso na 36ª CRE, Catarina Deves Pletsch,  e a diretora do Jornal da Manhã, Iara Soares.  O ato foi transmitido por meio de uma videoconferência assistida por diretores e professores da rede estadual. Considerado um ano atípico na Educação, em razão da pandemia do novo coronavírus, o número de estudantes que se debruçaram sobre o tema "Amigos ou Conexões?" foi considerado pelos realizadores como excelente, e surpreendeu, evidenciando o interesse e demonstrando o fortalecimento do Concurso como uma ferramenta importante na Educação.
Na próxima terça-feira, às 8h, na Casa da Amizade, acontecerá a reunião da comissão de seleção  que escolherá as melhores redações do ano. Já a solenidade de premiação aos vencedores da 13ª edição do Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí ocorre no próximo dia 25, no auditório da 36ª Coordenadoria de Educação, com transmissão pela internet, ao vivo, em dois momentos. Às 13h30, para o Ensino Fundamental, e às 14h30, para o Ensino Médio, tendo acesso restrito aos alunos e professores premiados. 
A videoconferência da 36ª Coordenadoria oportunizou outro momento marcante para a parceria pela Educação existente entre a instituição e o Jornal da Manhã. O coordenador de Educação Claudio de Souza, ao lado da representante do JM Iara Soares, anunciou o lançamento de dois novos projetos conjuntos. O Salão Artístico Estudantil tem o objetivo de incentivar os estudantes a interpretar e registrar por meio de trabalho artístico as suas sensações e experiências com a pandemia da covid-19. O outro projeto destina-se aos professores. O Prêmio Excelência em Educação tem como proposta reconhecer o empenho de educadores da rede pública estadual, que neste momento de distanciamento social conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.
“Estamos em um ano atípico, que levou todos à adoção de novas atitudes, e a Educação precisou ser ressignificada por meio de novas ideias", comentou Claudio de Souza. Sobre o Concurso de Redação reiterou a sua significação dentro do planejamento anual da 36ª CRE e aplaudiu o expressivo número de redações recebidas.
Em relação aos novos projetos, Souza salientou a importância da parceria com o Jornal da Manhã, destacando o papel fundamental que desempenha como meio de comunicação na comunidade em prol da Educação. “Estamos orgulhosos de mais uma vez estarmos juntos, e estes dois projetos irão valorizar os alunos das nossas 60 escolas e também os professores de todas disciplinas, pois no Prêmio Excelência em Educação, a participação está aberta a todos os professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e gestores de escolas da rede pública estadual de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, que serão premiados em dez categorias”, ressaltou o coordenador.
Diretora do Jornal da Manhã, Iara Soares, destacou a participação de todos no Concurso de Redação. “Estamos muito honrados com o empenho de professores e alunos, pois sabemos das dificuldades que todos estão enfrentando neste período”. 
O projeto Salão Artístico Estudantil, opina Iara, é um momento muito especial dentro da Educação. “A arte é uma poderosa arma de expressão, perpassa todas as disciplinas, e poderá nos mostrar um mundo imenso de sensações que estamos experimentando nesta pandemia. Nada mais perfeito do que falarmos através da arte, e assim termos um registro histórico desse período. Já a segunda iniciativa, o Prêmio Excelência em Educação, há muito tempo era um desejo nosso, de podermos de alguma forma retribuir o trabalho do professor. Com mais esses dois projetos o Jornal da Manhã enfatiza o compromisso com a Educação e reforça a parceira com a 36ª Coordenadoria de Educação”. 
O Jornal da Manhã passa, a partir deste lançamento, a dar espaço e visibilidade aos dois projetos lançados, com todas as informações sobre regulamentos e prazos, em suas edições vindouras. Também tem a disposição e a expectativa de que professores e alunos possam se utilizar de suas páginas para a divulgação de atividades relacionadas aos projetos.


Mais Fotos

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por