Notícia

Geral

Banco de Sangue precisa de doações

Postada 28/07/2020



O Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) tem contatado os doadores para fomentar a doação, principalmente nesse momento de pandemia, em que houve uma redução do estoque sanguíneo.
Em entrevista ao Grupo JM, a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Kelen Bazzotti, informou que nesse período a necessidade de doações é ainda maior e, por isso, pede-se que os doadores se mobilizem para continuar fazendo suas doações. “Os procedimentos de urgência de pacientes oncológicos e cirurgias cardíacas seguem sendo realizados, então precisamos de doadores diariamente, uma média de 20 a 30 doadores por dia. Alguns dias temos volume maior e outros menor de doações. Esses dias com menos doadores nos preocupa, por isso contamos com o apoio da comunidade”, relata.
O tipo sanguíneo que o Banco de Sangue mais necessita é O negativo, pois é doador universal. “Precisamos de O negativo em maior quantidade, porque quando o paciente tem uma fratura, por exemplo, é necessário esse tipo sanguíneo no procedimento de urgência, além dos pacientes que são desse grupo e precisam realizar a transfusão”, explica.
Segundo Kelen, o estoque, no momento, está regular, mas é necessário que haja doações diariamente, já que sangue possui validade.
Para receber os doadores de forma segura, o Banco de Sangue está atuando através de agendamento, além da utilização obrigatória de máscara tanto para os profissionais quanto para os doadores. Além disso, existe a disponibilização de álcool em gel para os doadores, higienização de cadeiras, poltronas, maçanetas e bancadas.
Para doar, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, estar alimentado, ter acima de 50 quilos e uma boa noite de sono - de no mínimo 6h. Se a pessoa faz uso de medicação, deve levar os nomes dos medicamentos para verificar se está apto a doar. “Fica o convite a todos os doadores do município e região, porque sempre estamos precisando de sangue. O telefone de contato para agendamento é 3331 9373.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por