Notícia

Comunidade

Escola utiliza poesias em projeto infantil

Postada 27/07/2020



Os alunos do Ensino Fundamental da Escola  Osvaldo Aranha realizam projetos que nascem da escuta sensível das professoras daquilo que as crianças dizem ou silenciam. 
Em tempos de distanciamento social, em que as aulas acontecem por meio de uma metodologia híbrida, de acordo com as orientações da mantenedora, as professoras, em conjunto com a coordenadora pedagógica Silviane Koch, trouxeram ao centro do planejamento as poesias de Mario Quintana para crianças, com o objetivo de conectar alunos, famílias e escola, através de textos poéticos que tratam de diversas temáticas, desde a imaginação, passando pelas brincadeiras e vivências relacionadas à infância, até textos que tratam da diversidade existente.   
 Para que esta conexão aconteça, foram pensadas e planejadas vivências, atividades e desafios que oportunizem momentos de aprendizagem para as turmas do Ensino Fundamental. O projeto acontece de diferentes maneiras, utilizando diversas ferramentas, como vídeos, livros digitalizados, criação de livros de poesias pelas crianças, sarau literário, entre outros. 
A escola recebeu ainda o convite do Grupo Criançar, de Santa Maria, coordenado pela professora Waleria Fortes, da UFSM, para semanalmente postar os resultados do projeto. Assim, professores e educadores de diferentes lugares do Estado e do Brasil têm acompanhado o trabalho realizado. 
O projeto terá continuidade no mês de agosto, em função do envolvimento que alunos e famílias vêm demonstrando. O projeto, além de explorar as poesias de Mario Quintana, abrange a matriz referência 2020, que aborda as habilidades e competências a serem desenvolvidas.


Mais Fotos

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por