Notícia

Saúde

Parceria amplia testes para detecção da covid

Postada 27/07/2020



A Unijuí, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), deu início, nesta semana, à realização de testes para detecção do novo coronavírus. Um setor de biologia molecular foi implantado na Universidade, dentro do Laboratório Escola de Análises Clínicas (Unilab), onde agora são realizados testes pelo método RT-qPCR. A parceria beneficiará os municípios que integram o Consórcio.
“Nesta semana, já realizamos exames para vários municípios associados ao Cisa. As equipes retiram conosco, no laboratório, kits para coleta de amostras e, depois, nos encaminham o material, que é coletado em suas localidades”, explicou o professor do Departamento de Ciências da Vida, Matias Nunes Frizzo, lembrando que Unijuí e Cisa realizaram treinamento com os profissionais envolvidos para coleta, transporte e armazenamento das amostras.
O Cisa fez a compra dos equipamentos e dos insumos para realização dos testes e a Unijuí, em contrapartida, ficou responsável por organizar o espaço físico e a equipe técnica para liberação dos laudos. De acordo com Frizzo, tão logo foi confirmado o convênio, foi feita a contratação de 10 pessoas pela Universidade, que hoje atuam no laboratório. “Esperamos que, nas próximas semanas, com a chegada de outros equipamentos, seja possível ampliar a demanda de testes. Hoje, conseguimos realizar 30 exames por dia. Com o incremento, será possível triplicar e até mesmo quadruplicar este número diário”, reforçou.
O professor explica que o método RT-qPCR amplifica especificamente o material genético do Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19. “Esse método é considerado padrão ouro. Ou seja, é o melhor exame para detectar a doença ativa no paciente.”
A ampliação do número de testes contribuirá para que o diagnóstico da doença seja mais rápido e, consequentemente, as ações em saúde nos pacientes. “A gente vai melhorar a qualidade, a assistência, o monitoramento e até mesmo o quadro de prevenção, à medida em que conseguirmos detectar mais precocemente a doença.” Além disso, a parceria auxiliará a comunidade regional e também os estudantes, que terão mais um espaço de experiência. 
"É importante que nós, enquanto Universidade, tenhamos esse trabalho em prol da região, e que estejamos sempre atentos a tecnologias, demandas, para qualificar nosso processo formativo. Esse laboratório atende às duas demandas: qualifica e melhora as demandas regionais e também contribui na melhora da experiência formativa dos nossos acadêmicos.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por