Notícia

Geral

Dia do Motorista: os desafios da profissão

Postada 24/07/2020



São horas atrás do volante, dias fora de casa e metas a cumprir. Saudade da família e os perigos nas estradas fazem parte da rotina diária dos motoristas de cargas. No Dia do Motorista, lembrado hoje, a equipe de reportagem do Grupo JM conversou com profissionais sobre os desafios de exercer a função. Uma categoria profissional que tem sido fundamental nessa crise, pois o novo coronavírus se espalhou, mas eles não saíram da estrada.
Morador de Coronel Barros, Rodrigo Moura, está na profissão há quase 10 anos.  Ele conta que realiza viagens somente dentro do Estado. Casado, pai de uma menina de 5 anos, Moura diz que agora consegue estar com a família todos os dias, e  que o atual cenário em razão da pandemia, preocupa."Mas somos uma categoria que não pode parar”, relata. 
Filho de caminhoneiro, Moura relata que a profissão ainda precisa ser melhor valorizada. "Meu pai era caminhoneiro e passou esse legado, que exerço com muito orgulho." 
Apesar da falta de reconhecimento da importância da profissão, o motorista Alcir Valdir ressalta que os caminhoneiros movem a economia do País. Para ele, ter a oportunidade de conhecer vários lugares é um dos atrativos da profissão. É preciso, entretanto, lidar com o medo no dia a dia devido aos perigos nas estradas e o risco de assaltos. Ele orienta que aquele quem está começando agora, precisa gostar muito do que faz para valer a pena.
As viagens que faz duram de uma semana a 15 dias e, segundo Valdir, uma das maiores dificuldades é a saudade. 
Caminhoneiro há 43 anos, Valdir  conta que perdeu momentos importantes com a família devido às viagens. “Sou uma pessoa ausente e quando estou longe sinto saudades da família e dos amigos", contou.
Ele disse que já foi mais apaixonado pela profissão, mas a falta de incentivo e os altos custos para manter o caminhão acabam dificultando o trabalho.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por