Notícia

Política

Vereadores questionam sobre ações na Saúde

Postada 21/07/2020



A Câmara Municipal recebeu a visita do secretário municipal de Saúde, Marco Atkinson, e da secretária-adjunta, Salester Ruver, na noite de ontem, durante sessão legislativa, sobre as ações realizadas no combate à Covid-19. Os gestores foram convocados pelos vereadores, em função de dúvidas relativas à contratação de serviço de hospedagem para pacientes com suspeita de coronavírus, no município de Ijuí.
Questionado por alguns parlamentares sobre o montante de recursos e sua aplicação, Atkinson disse não ser esse o motivo de sua convocação, mas que poderá disponibilizar os dados em outro momento.
Junior Piaia (PCdoB) solicitou quais os critérios e qual o público é orientado a ir ao Centro de Triagem,  destacando ainda haver dúvidas por parte da população. 
César Busnello (PSB) citou matéria do Jornal da Manhã, de sábado, sobre o início das investigações por parte do Ministério Público relativa à contratação do hotel, reforçando o pedido de prestação de contas documentada.
Atkinson reforçou que a contabilidade está à disposição. "Sobre a contratação do hotel, gostaria de deixar claro que temos a maior convicção da lisura do contrato. Toda a contratação não passou pela Saúde e sim pelo Desenvolvimento Social, então a secretária Romi poderia dar mais detalhes", ponderou.
Salester também se manifestou sobre o tema, destacando que toda a parte administrativa ficou à cargo do Desenvolvimento Social; à Saúde, cabe o encaminhamento do paciente, que procura a UPA ou o Centro de Triagem, e é colocado em distanciamento social por, no mínimo, 10 dias, para que possa fazer o teste rápido de Covid-19.
"Temos hoje dois pacientes hospedados no hotel em função de morar com mais pessoas, crianças e idosos, em casa com poucas peças, não sendo possível fazer o isolamento." Antes do distanciamento, uma assistente social da pasta realiza visita na residência para verificar a real necessidade."
Segundo Beto Noronha (PT), somente foi votado projeto que destina recursos ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Hospital Bom Pastor e Apae.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por