Notícia

Geral

Empreendedorismo pode ser a solução para a crise

Postada 14/07/2020



O velho jargão de que crise também é sinal de oportunidade foi levada ao extremo por algu-mas empresas e empreendedores que vislumbraram, em plena pandemia, uma possibilidade de oferecer novos serviços ou ajustar antigas rotinas ao “novo normal”. Segundo pesquisas, que analisaram o impacto do coronavírus nos pequenos negócios, o vírus mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total.
Segundo a coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, da Unijuí, Maria Odete Palharini, será pelo empreendedorismo que o País sairá da crise. "Eu não vislumbro outro caminho que não seja por este para minimizarmos isso tudo que veio com a pandemia", disse, em entrevista ao Grupo JM, lembrando que a incubadora teve que mudar todo o planejamento feito em dezembro do ano passado para 2020. "Hoje estamos trabalhando com um planejamento de três meses e depois estaremos revisando tudo, pois ainda não temos clareza exatamente do que vai acontecer", acrescenta.   
Para a coordenadora, a crise causada pela pandemia da Covid-19 reforçou a importância do planejamento para os empreendimentos. “É importante planejar. Os empreendedores devem olhar para os seus negócios e ver as oportunidades, as fraquezas e as potencialidades, mas revisando o tempo todo, pois as coisas estão mudando muito rápido."
Maria Odete ressalta que o empreendedorismo deveria estar inserido na vida das pessoas desde pequenas. "Eu acho que o tema deveria estar presente desde a pré-escola, para que possamos aprender e ir evoluindo, resolvendo problemas por meio de soluções de mercado, a ter mais atitude, pró-atividade."
Para quem quiser se aventurar pelo mundo empreendedorismo, está aberto o edital de seleção para novas empresas da Criatec. Para fazer parte desse ambiente os interessados devem acessar o site criatecunijui.com.br/editais, baixar o edital de seleção e preencher o formulário de inscrição online. Mais informações pelo 3332-0212 ou [email protected] O prazo para inscrição vai até dia 27 de julho.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por