Notícia

Esportes

Pequenos atletas ansiosos pela volta das atividades

Postada 11/07/2020



Pequenos atletas do Ceap aguardam volta dos treinamentos e competições pós-pandemia

As  Escolinhas do Ceap e do CFE Ijuí aguardam a retomada dos trabalhos. O professor Paulo Wissmann que trabalha nas duas, escreveu nesta semana um texto para os alunos que diz o seguinte: Onde foi parar a bola?
Num dia, a escola está aberta. A quadra está cheia. Alunos jogando, correndo, chutando, boladas, batidas, quedas, choros, risadas, gols, comemorações, não importando se estava chovendo ou se estava muito frio. Cedo eles já estavam lá. E todos sabiam que ela estava sempre lá: a bola. Professor, qual time eu jogo? Qual time tu quer jogar? No time que está ganhando....
Quero trocar de time. Ninguém me passa a bola. Ele me chutou. Estou cansado, quero sair. Quero tomar água. Quero ir no banheiro. Hoje não quero jogar. Vai ter pênaltis?
Final de jogo. Alegria para uns. Tristeza e decepção para outros. Não se ganha sempre. A vida é assim. Hora de reunir todos no meio da quadra. Todos ouvem. Todos falam. Hora do professor intervir, ensinar, e de aprender também.
 Noutro dia, a escola está fechada. Ginásio fechado. Está vazio. Um silêncio triste. Sem alunos. Sem professor. E a bola? Cadê a bola?
 A bola está guardada, quietinha, solitária, dentro do armário,  na sala dos materiais. Ela está só esperando a hora de voltar a rolar e de ser novamente o centro de tudo e o maior motivo de alegria dos alunos. Uma ferramenta muito importante de ensino para os alunos, para irem descobrindo as suas potencialidades, na sua sociabilização e na construção de valores. 
Tomara que esta parada não demore muito. E já se passaram mais de cem dias. E  que a bola saia do lugar onde está guardada. O lugar dela é dentro da quadra. Ela precisa voltar a rolar.....


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por