Notícia

Educação

Escolas privadas elaboram Plano de Contingência

Postada 09/07/2020



As escolas das redes pública e privada que queiram retomar às atividades presenciais em agosto, data prevista pelo governo, devem apresentar um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Epidemia.
Presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Bruno Eizerik lembrou, em entrevista ao Grupo JM, que, dentro deste processo, vários protocolos deverão ser observados, por todos os educandários. “As escolas da rede privada estão tomando providências determinadas para o distanciamento social e [medidas] sanitárias para garantir a volta segura dos alunos.”
Ele acrescenta que o retorno às aulas só será permitido para as regiões classificadas nas bandeiras amarela e laranja.
“As escolas deverão implementar medidas de distanciamento social para alunos e funcionários, promover e fiscalizar o uso obrigatório de máscara e adotar orientações regulares sobre as medidas de prevenção e controle da Covid-19, e terão que readequar os espaços físicos respeitando um distanciamento mínimo entre as pessoas.” 
Eizerik reforça que o decreto é complexo e, portanto, exigirá adequações das instituições de ensino. “Será preciso uma reengenharia do ambiente escolar, com reorganização dos espaços físicos, escalonamento de turmas, reorganização das equipes de trabalho.  As escolas privadas estão trabalhando nesta reorganização, mas é importante frisar que as instituições de ensino particular, desde o início da pandemia, estão com ensino remoto, os alunos não ficaram sem aulas.”
Muitas instituições já entregaram seus Planos de Contingência, conforme pontua o presidente, lembrando que esse encaminhamento deve ser feito com 15 dias de antecedência ao retorno das aulas, que está previsto para agosto. “As escolas devem apresentar o documento ao Centro de Operações de Emergência (COE) Municipal. Os Planos de Contingência individuais de cada escola serão avaliados e, posteriormente, irão receber eventual autorização para reabertura das atividades educacionais em todas as suas modalidades.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por