Notícia

Polícia

Polícia Federal combate fraudes no Proagro

Postada 02/07/2020



A Polícia Federal deflagrou  na última terça-feira a Operação Hemera, que investiga fraudes no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) do Governo Federal.
Cerca de 30 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Ijuí, Tapera e Salto do Jacuí. Em Ijuí, três mandados de busca e apreensão ocorreram, onde documentos e computadores foram recolhidos. 
A investigação teve início em 2019 para apurar possíveis fraudes na obtenção do seguro agrícola, referentes às safras dos anos de 2016 e 2017.
Os crimes investigados são falsificação de documento particular, uso de documento falso e tentativa de estelionato.
O delegado da Polícia Federal, Sandro Luiz Bernardi, após a conclusão dos mandados, conversou com a reportagem JM. 
“Este grupo agia da seguinte forma: os agricultores conseguiam financiamento nas instituições financeiras para aplicação na produção agrícola. Posteriormente alegavam perdas em razão da seca ou da chuva excessiva, buscando aplicação no Proagro, que exime o agricultor do pagamento do financiamento. Para obter esse seguro, é preciso apresentar notas fiscais de aquisição de insumos, confirmando que investiu o financiamento na produção. Estes investigados não possuíam essas notas e utilizavam notas de terceiros falsificadas para obter a liberação do Proagro”, destacou o delegado. 
A PF ainda não estima valores dos golpes pois, conforme Bernardi, no momento, a investigação foca no uso de documentos adulterados.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por