Notícia

Comunidade

Placas reduzem acidentes em via

Postada 29/06/2020



Há algum tempo, a equipe de reportagem do Grupo JM esteve no trevo de acesso a Catuípe, pelo bairro Alvorada, no entroncamento da ERS-342, expondo a falta de sinalização na via, recentemente asfaltada. 
Na ocasião, houve um acidente em que o motorista se perdeu na estrada e foi parar fora da pista. O condutor do veículo informou, à época, que o acidente teria resultado da falta de sinalização e de identificação da pista.
Nesta semana, a reportagem do Grupo JM esteve novamente no local e constatou a presença de placas de sinalização, além de pintura do solo e a instalação de mini tachões para facilitar a trafegabilidade dos veículos.
Em entrevista, o morador de Distrito de Mauá, Fabio Komers disse que pouco utiliza essa rodovia, mas que notou uma melhora significativa no trânsito, após a colocação de sinalização.
Motorista Anildo Osvaldo, que trafegava pelo local e parou para conceder entrevista, afirmou que além do asfalto ter contribuído para o bom andamento do fluxo do trânsito, que é intenso, a nova sinalização auxilia na atenção e cuidado dos motoristas para que não ocorram acidentes.
Entretanto, os investimentos públicos nem sempre são levados em conta por parte da população que, com atos de vandalismo, acaba depredando o patrimônio, que é da comunidade.
Responsável pelo Núcleo Viário, Rogério Costa comenta que, quando as placas de sinalização são danificadas, dinheiro público é usado para o conserto. “São atitudes preocupantes, porque são pessoas adultas que deveriam ter responsabilidade sob seus atos, e que causaram danos em placas de duas quadras na Rua Dr. Pestana com a Sergipe [por exemplo]. Além do prejuízo, ações assim demandam execução rápida do poder público no conserto para que não haja riscos de acidentes e lesões à vida e ao patrimônio.”
Ijuí conta com sistema de videomonitoramento, por meio do qual é possível identificar os contraventores. Costa afirma que as imagens serão entregues à Brigada Militar e será feito registro por dano ao patrimônio público, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. “É uma situação lastimável, porque tranquilamente eles danificaram as placas, sem motivo aparente. Foram duas pessoas caminhando e que causaram esses danos”, relatou.
O Núcleo Viário segue fazendo melhorias nas ruas de Ijuí. "No momento, estamos finalizando os asfaltos que foram aplicados nas ruas Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Frederico Fluck."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por