Notícia

Comunidade

Cooperativas se mobilizam para o Dia C

Postada 29/06/2020



Comemorado anualmente no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como Dia de Cooperar ou Dia C, será celebrado no dia 4 de julho.Cooperativas do País inteiro, com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizam ações diversificadas e simultâneas, de forma voluntária, com o objetivo de desenvolver a responsabilidade social.
Neste ano, em função da pandemia de Covid-19, que impôs o distanciamento social, as ações serão realizadas principalmente no ambiente digital.
A Sicredi das Cultura RS/MG prepara ações por meio dos perfis no Facebook e Instagram (@sicredidasculturasrsmg) e no seu canal no Youtube. Chamada de Gente que coopera compartilha, a intenção é compartilhar conhecimento e, para isso, serão publicados conteúdos que abordam o cooperativismo de crédito e seus impactos nas comunidades, organização das finanças em momentos de crise e cooperação com a economia local.
Para o próximo sábado, está prevista uma série de oficinas, que serão publicadas no Youtube, ministradas pelos próprios colaboradores da Sicredi, que irão abordar diversos assuntos. Cada curtida no canal, nesse dia, representará a doação de um quilo de alimento perecível pela Sicredi a instituições beneficentes.
A próxima semana será especial também para a Ceriluz, a exemplo de anos anteriores, em que são realizadas ações visando envolver colaboradores, associados e a comunidade. Nesse ano, a data também não passará em branco. Considerando as restrições do coronavírus, a Cooperativa promove a campanha Ações que Inspiram, que visa estimular as pessoas a realizarem pequenas ações de cooperação, em família ou entre amigos, evitando eventos e aglomerações.
Durante a semana, a Ceriluz divulga entre seus colaboradores e associados exemplos de pequenas iniciativas que fazem a diferença e estimulam as pessoas a também abraçarem uma causa inspiradora. Dentro da proposta, irá realizar uma campanha de arrecadação de agasalhos e/ou alimentos entre seus colaboradores.
A comunidade também pode participar, basta compartilhar sua ação nas redes sociais usando as hashtags #acoesqueinspiram e #DiaCdaCeriluz.
Cooperar também faz bem pra saúde. É por isso que, em comemoração ao Dia de Cooperar, a Unimed Noroeste/RS intensifica o incentivo à doação de sangue. A ação faz parte de uma mobilização estadual entre as cooperativas médicas, estimulada pelo Instituto Unimed/RS.
Desde 2018, a cooperativa médica desenvolve o Programa de Doação de Sangue – Doador Fiel, que faz parte do Voluntariado Empresarial da Federação Unimed/RS. Até o momento, já foram 159 doações, que aproximam-se a 71,55 litros de sangue doados. Ou seja, uma quantidade que pode beneficiar mais de 636 vidas.
A Cotripal dá continuidade à sua campanha Solidariedade em Dobro, que encerra-se na próxima terça-feira, em que, para cada quilo de alimento doado nos supermercados da rede, a Cooperativa doa o dobro.
A Cotrijui organiza um Varal Solidário, que está sendo montado nas lojas da rede, com peças de roupas doadas e disponibilizadas a quem precisa. Também são aceitas doações, dentro do propósito Doe o que puder, pegue o que precisa. Além disso, também está em andamento a ação Quarentena Solidária, em que os clientes podem deixar doações em  carrinhos dispostos na entrada de cada uma das lojas, com intuito de arrecadar alimentos, material de higiene e limpeza, que serão destinados a quem precisa - comunidade, entidades e sedes de bairros, que desenvolvam algum projeto.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por