Notícia

Saúde

Ijuí tem baixa cobertura vacinal

Postada 29/06/2020



Apesar de a campanha estar prevista para terminar na próxima terça-feira, mais de 20 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe – segundo dados do Ministério da Saúde. E em Ijuí não é diferente. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Salester Ruver, a cobertura vacinal dos públicos-alvos está muito abaixo do esperado.
De acordo com ela, até o início desta semana, a cobertura na cidade, entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, estava em 56%. Entre as gestantes, 49%; e entre as puérperas, com até 45 dias após o parto, 52%. Já entre os adultos com idades entre 55 e 59 anos, 44%. “Estamos preocupados com a baixa cobertura e com a proximidade do término da campanha, que não deve ser prorrogada”, destacou Salester, lembrando que, a partir do dia 1º de julho, a vacina deverá ficar disponível para a população e geral. “Ainda não recebemos um ‘ok’ definitivo do Ministério da Saúde, mas existe uma previsão.”
Um grupo de 4.498 pessoas deveria ser vacinado na cidade, mas, até a terça-feira, o número era de 1.544. Salester acredita que, como o frio ainda não chegou, e como não há casos de H1N1, as pessoas não se preocuparam em procurar a vacina contra a gripe.
A baixa procura difere do início da campanha, quando foram imunizados idosos e trabalhadores da saúde. Muito em razão do medo diante do novo coronavírus, as salas de vacinas tiveram grande procura – tanto que Ijuí ultrapassou a marca de 100% de cobertura dos grupos. “Queremos que as pessoas estejam vacinadas antes da chegada do frio e antes da circulação viral de H1N1 no município”, reforçou a coordenadora.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por