Notícia

Saúde

Casos aumentam e preocupam região

Postada 29/06/2020



A comunidade tem acompanhado, dia após dia, a evolução no número de casos de Covid-19. Na região, segundo boletim epidemiológico divulgado pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), até ontem eram 288 casos e três óbitos registrados. Somente em Ijuí, o número de confirmações chega a 168.
“É complicado. O número de casos aumentou agora, mas também em função da testagem. Os protocolos abriram um pouco mais, para que pudéssemos fazer testes na população. Felizmente, em Ijuí, não temos nenhum caso confirmado que esteja precisando de UTI. Todos os pacientes tiveram sintomas leves até o momento. Mas, claro, a situação preocupa. Sabemos que o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) está com cerca de 90% de ocupação em sua UTI. No Hospital Unimed Noroeste/RS, já chega a 100%. Em ambos, os leitos são ocupados por pacientes com outras comorbidades”, explicou a titular da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Janaina da Silva.
Na quinta-feira, como exemplifica a coordenadora, somente dois leitos estavam disponíveis na cidade, dos 26 existentes – tanto no HCI quanto na Unimed. “É muito pouco, quase nada”, admitiu a coordenadora, lembrando que, ainda no mês de março, foi encaminhado pedido de 10 leitos de UTI, para Covid-19, ao Hospital de Caridade, e se espera a habilitação. “Muitos questionam por que Santa Rosa, Santo Ângelo, já conseguiram habilitar os seus leitos. A situação é que o HCI precisa que venham os respiradores para poder abrir estes leitos. Os outros hospitais já contavam com eles e, por isso, as habilitações já saíram. Estamos aguardando e esperamos que eles cheguem à instituição o quanto antes, porque agora a situação está mais crítica”, disse. Não há uma estimativa de quando os respiradores chegarão a Ijuí, já que há grande procura e, hoje, prioriza-se os locais que têm maior contaminação."
A coordenadora lembra, no entanto, que os leitos públicos de UTI são regulados pelo Estado. Não significa, portanto, que somente moradores de Ijuí terão acesso aos leitos de UTI do HCI. O paciente é cadastrado e transferido para um local em que há leito disponível. Na região, há leitos habilitados em Cruz Alta, Santo Ângelo e Santa Rosa, por exemplo.
Questionada, Janaina disse que acredita que, com a chegada do frio, a situação tende a piorar nas próximas duas semanas.  “Ao mesmo tempo, ficamos tristes por ver que não está caindo a ficha para muitas pessoas, mesmo com todos os óbitos no Brasil e no mundo. É importante que os cuidados sejam redobrados agora. Não é preciso entrar em pânico, mas ter cuidado. Quem puder, que fique em casa. Se precisar ir ao supermercado, por exemplo, que não leve a família inteira”, reforçou.
Entre as recomendações de prevenção à Covid-19 estão lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%. Ao tossir ou espirrar, é importante cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e, ao tocar, lavar sempre as mãos. Ainda, manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por