Notícia

Política

Pandemia muda mercado de trabalho

Postada 15/06/2020



Os efeitos da pandemia do coronavírus na economia têm provocado uma série de mudanças no mercado de trabalho, como teletrabalho, demissões e redução de jornada e salários. Ainda sem uma estimativa concreta de quando o isolamento social será abandonado no combate à Covid-19,  a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Crismeri Delfino Corrêa avalia como será o cenário do mercado de trabalho brasileiro no período pós-pandemia.
A Crismeri afirma que o mercado  de trabalho já mudou. "Estamos fazendo mais trabalho  em home office. Temos um cliente já diferente que está mais restrito financeiramente, que prioriza situações que não priorizava no passado e um mercado que vem evoluindo com outras ferramentas, mais online, e prioritários para a vida das pessoas."
Para enfrentar este novo mercado de trabalho, a presidente da ABRH ressalta quais habilidades os profissionais deverão ter. "O profissional vai ter que buscar bastante autoconhecimento, estar muito aberto para a mudança. Ser muito flexível às novas formas de trabalho, novas abordagens com o cliente, muita criatividade, inovação e com muita resiliência, porque tem coisas que ainda não vamos acertar. Então, não podemos ser rígidos conosco mesmo, pois senão iremos perder o aprendizado."
Crismeri estima que a retomada do emprego no País será lenta, mas com algumas áreas de atuação, como saúde, recursos humanos, tecnologia e vendas, se destacando positivamente na ponta do processo, após a pandemia."São esses profissionais que estão se salientando neste momento num mundo pós-pandemia."
Estimativa do Ministério da Economia, informada nesta semana, aponta que 1,9 milhões de pessoas pediram o seguro-desemprego no País desde o início da pandemia. O aumento é o pior da história. 
Em relação aos trabalhadores que foram demitidos e visam a recolocação no mercado pós-crise, Crismeri destaca as possibilidades para novos ramos. "A gente pode criar projetos, ser free lancer, ser novos empreendedores. E essa é uma ótima oportunidade de crescimento."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por