Notícia

Educação

Concurso de Redação terá palestra digital

Postada 25/05/2020



A pandemia do Coronavírus acabou impactando não apenas na saúde pública e na economia, mas em todos os setores. Entre eles, uma das áreas que assumiu um grande desafio foi a educação. Com a paralisação das atividades presenciais, todas as rotinas de professores e alunos tiveram que ser adaptadas para que o ano letivo tenha continuidade conforme o planejado.
Dentro desta proposta, o 13º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club Ijuí também alterou sua agenda prevista inicialmente e já divulgou novos prazos. A ideia é que ele seja trabalhado como atividade remota com professores das escolas públicas e particulares de Ijuí e de municípios da abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Com o tema "Amigos ou Conexões", o objetivo é que participem alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. Para facilitar a realização desta atividade, foi disponibilizado nos canais digitais do Jornal da Manhã e da Coordenadoria o cartaz do concurso, o regulamento e a folha pautada para entrega da redação.
Nesta semana, foi realizada a gravação de um vídeo palestra, que será disponibilizado nos próximos dias a todos os professores também nos canais digitais.
A produção do vídeo está sendo realizada pelo Núcleo de Tecnologia em Educação (NTE) da 36ª CRE, sob a coordenação do professor Adriano Ricardo Ceretta com a participação da psiquiatra Alexandra Tonel Schroder, que fez a abordagem do tema numa linguagem especialmente direcionada aos alunos.
Segundo ela, a ideia inicial era realizar palestras nas escolas que seriam dinâmicas, para desafiar os alunos a escrever sobre o tema proposto, mas com as limitações da pandemia, esta foi a forma encontrada para provocar um debate. "No vídeo falamos sobre as novas configurações de amizade, que existe uma diferença entre a amizade real e virtual, além da importância da amizade e como ela acontece hoje com a rapidez dessas tecnologias", disse destacando que o tema da redação se tornou ainda mais pertinente com a pandemia. "Estamos nos conectando ainda mais, então temos que aprender a usar a tecnologia e não ser usados por ela", conclui Alexandra.
Os estudantes têm até o dia 29 de julho para entregar a redação na escola. A entrega na Coordenadoria Regional de Educação deve ser feita pelas escolas até  31 de julho. Redações encaminhadas pelos Correios devem ser postadas também até 31 de julho. 
O 13º Concurso de Redação conta com o patrocínio do Boticário, Clip Ijuí, CCAA, Cia da Música, Zaffari, Sicredi e Óptica Albrecht, e apoio da 36ª CRE, Secretaria Municipal de Educação (Smed), Casa da Amizade e Unijuí.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por