Notícia

Comunidade

Alternativa auxilia meio ambiente

Postada 21/05/2020



Ambientalista conhecido na cidade, e residente no bairro Modelo, Obirajá Gehm ensina a população formas de reaproveitamento de materiais recicláveis e orgânicos.
Em entrevista ao Grupo JM, Gehm informou que construiu sua própria horta em casa, se utilizando de composteiras. “Tenho verduras e chás para consumo pessoal, e mudas de ora-pró-nobis que forneço para a comunidade, que serve para substituir a carne, pois possui vários nutrientes”, disse.
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. 
Produzir uma composteira doméstica é opção para dar destinação correta ao lixo orgânico, sem causar impactos na natureza.
Gehm faz uso de baldes de tinta, que após higienizados se transformam nas composteiras, utilizando toda a matéria orgânica gerada na cozinha. “Você vai adubar a horta com o composto orgânico gerado na composteira, que possui micro e macro nutrientes, que vão para a planta através da terra”, explicou.
Segundo Gehm, a composteira é decomposta por bactérias, não têm no solo, que é gerado através da decomposição do material. "Quando fecha todo o ciclo da composteira, a matéria seca deve ser colocada no solo, onde pega outras bactérias para gerar nutrientes para as plantas."
O ambientalista ressaltou que sua horta orgânica é mantida com água da chuva, exceto em alguns períodos em que o clima torna necessário o uso de água potável. "Chovendo regularmente, não uso água clorada para regar as plantas."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por