Notícia

Saúde

Região tem 24 casos confirmados de Covid-19

Postada 21/05/2020



Um estudo do grupo de pesquisa Covid-19 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se dedicou a analisar as concentrações populacionais e o processo de interiorização do coronavírus. O trabalho identificou que em áreas do Interior há maior aceleração de casos confirmados, ultrapassando números das regiões metropolitanas da Capital e da Serra. A observação foi de que a doença se espalhou seguindo redes urbanas integradas: afetou primeiro Porto Alegre e passou, na sequência, para as chamadas capitais regionais e centros sub-regionais. Seguindo esse caminho, de acordo com o trabalho, a próxima etapa de avanço do coronavírus tende a ser nos pequenos municípios. Mas o processo de interiorização do vírus pode ocorrer de forma diferente. 
A consequência preocupante do estudo é que, caso esse caminho de avanço se confirme, existe a possibilidade de saturação do sistema de saúde. Nesta semana o Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde o repasse de R$ 34,848 milhões. O valor será usado para custear 270 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com o coronavírus em hospitais de 24 cidades. Segundo dados divulgados pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde já são 24 casos confirmados, sendo nove em Ijuí, sete em Condor, um em Crissiumal, um em Ajuricaba e um em São Valério do Sul.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Ijuí, além, dos casos confirmados, o município tem 8 curados,um paciente em monitoramento domiciliar, um aguardando resultado do Laboratório Lacen e um paciente internado. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por