Notícia

Saúde

Ijuí segue com baixo risco de contaminação

Postada 19/05/2020



A classificação das regiões de acordo com as bandeiras determinadas pelo Distanciamento Controlado foi atualizada pelo governo do Estado no último sábado. Entre os dias 18 e 24 de maio, não há regiões na bandeira vermelha. A região de Lajeado, que estava na bandeira vermelha, passou para a laranja, e a região de Uruguaiana, que estava classificada como amarela, passa para a bandeira laranja.
Ijuí que tinha bandeira amarela, permanece na mesma situação - risco baixo, a região se encontra com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.
Havia uma apreensão por parte do setor empresarial local, diante do número de casos confirmados de Covid-19 e da ocupação de leitos nos hospitais da região do município - a R13.
"Nossa legislação continua vigorando como na semana passada, segue o mesmo decreto. Vamos reunir o grupo jurídico e avaliar a necessidade de alterar algum artigo", comenta o secretário municipal de Governo, Telmo Alves. "Todas as medidas que foram aplicadas na semana passada, continuam vigente, não mudou nada até o momento. O uso de máscara continua, o atendimento no comércio com higienização."
No caso de Uruguaiana, que subiu de amarela para laranja, o fator predominante para a alteração foi o acréscimo de quatro casos confirmados pelo teste RT-PCR. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de dois casos confirmados por RT-PCR, número que aumentou para seis, em 14 dias. Essa velocidade de crescimento justifica a alteração de bandeira na região de Uruguaiana.
Na região de Lajeado, que mudou de vermelha para laranja, a melhora em dois indicadores de velocidade do avanço de coronavírus – número de casos semanais e variação no número de internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em UTI – fez com a bandeira passasse de vermelha para laranja. O número de casos semanais foi de um crescimento de 20% para uma queda de 17%, e a variação no número de internados por SRAG em UTI se reduziu em 7%.
Desde ontem e até o próximo domingo, passam a valer as bandeiras divulgadas no sábado.
Uma das principais reivindicações dos prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) é relativa ao serviço de buffet nos restaurantes - fechados, conforme determinação de decreto estadual. "No sentido do governo do Estado deixar livre para os prefeitos decidam sobre esse assunto."
Em relação ao horário do transporte público e a solicitação para ampliar o período de utilização por parte dos idosos, Telmo pondera que neste momento não deverá ocorrer mudanças. "Fica difícil de atender a todas as situações. Conseguimos viabilizar este horário, neste momento. Apesar de estarmos na bandeira amarela, é uma questão que conseguimos evoluir. Dentro do possível, para aqueles que trabalham, por ora, precisam achar um meio de se locomover. "
Para consultar o mapa e a bandeira de cada cidade, acesse o site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por