Notícia

Geral

Micro e pequenas empresas será prioridade da Consulta Popular

Postada 18/05/2020



Presidentes dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes) estiveram reunidos nesta semana com integrantes do governo do Estado, através de vídeo-conferência para debater o futuro da Consulta Popular deste ano.  Em decorrência da pandemia do  novo coronavírus, o processo que visa dar a possibilidade dos cidadãos gaúchos de escolherem onde serão feitos os investimentos do governo do Estado, estava indefinida. 
O presidente do Corede Noroeste Colonial, Nelson Thessing, que participou do encontro,  afirmou ao Grupo JM que os todos os representantes definiram que será realizada neste ano mais uma edição da Consulta Popular. 
"Não definimos ainda o mês, mas será no segundo semestre, mas tem uma questão que em princípio que a pandemia vai perdurar mais alguns meses, significa que iremos fazer todo o trabalho online. Iremos fazer o diálogo com todos os Conselhos Municipais, prefeitos, secretários, lideranças para que a gente possa estabelecer o plano de desenvolvimento da região". 
Segundo Thensing, o Plano de Desenvolvimento terá com o uma das principais pautas a agricultura familiar. "Passamos um ano bastante crítico e entendemos que agricultura deve entrar na Consulta Popular". 
Outra área que pode ter destaque nesta edição serão as micro e pequenas empresas. Durante o encontro, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Gastão Ramos, acenou a possibilidade do Estado disponibilizar uma linha de crédito assistido para pequenas e médias empresas.  "Outra área que foi tratada e que certamente fará parte e buscarmos novos processos de inovação nas nossas matrizes da região, especialmente as voltadas para o campo das novas tecnologias e ferramentas para a áreas da produção", pontou o representante dos 11 municípios da região Noroeste.
Questionado se o governo do Estado chegou a falar em valores que seriam destinados para a consulta, Thensig disse que não houve esse debate, pois o Executivo está refazendo o orçamento devido à pandemia Covid-19. "No entanto, nós iremos fazer de qualquer forma a Consulta".


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por