Notícia

Geral

Empresas investem e potencializam economia

Postada 18/05/2020



O novo normal causado pela pandemia de Covid-19 vai acelerar o processo de transformação digital das empresas. Mas, até lá, empresas se organizam em meio a crise gerada pelo novo coronavírus e dão continuidade a implementação de projetos, realizando investimentos e potencializando a economia. Um exemplo local é o Grupo Fricke, com sede em Ijuí e filiais em Santo Ângelo. 
"Não havia como prever a dimensão e seus impactos, então, é impossível que alguma empresa tenha se planejado para fazer esse enfrentamento. Nós estávamos com um conjunto de grandes projetos para 2020, e toda essa crise nos pegou nesse processo de análise", comenta o diretor-executivo do Grupo Fricke, Martinho Kelm. 
Segundo ele, num primeiro momento, foi analisada a dimensão do problema, tendo foco na saúde dos colaboradores. Foram tomadas todas as medidas, seja de EPIs, procedimentos, uma série de questões, tanto nas lojas quanto na indústria - onde foi usada prerrogativa do banco de horas e férias, retornando às atividades ontem, respeitando as determinações do decreto estadual.
"Em todo esse processo não fizemos nenhuma demissão. Uma das prioridades foi, num período delicado como este, preservar todos os postos de trabalho, até porque há um grande investimento na qualificação desses trabalhadores."
Dentro dos projetos de expansão, o Grupo Fricke deu continuidade ao processo de implementação do novo centro logístico, na Avenida José Gabriel - entrada do município. "Fizemos acordos com diversos fornecedores. Mantivemos e até antecipamos pagamentos para que eles também conseguissem se viabilizar e se manter em um período em que houve uma redução muito grande, principalmente na tomada de serviços desses pequenos prestadores, e seguimos dentro do contexto de uma razoável normalidade em todas as lojas retomando processos."
Martinho comenta que é observada maior retração, e um processo mais lento de retomada, na indústria. Ainda que tenha reagido neste mês, está abaixo do ideal. "Talvez possa ser explicado, no caso da Balmer nosso mercado consumidor é todo o território nacional, vendemos para regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, que estão com grandes dificuldades. Estamos tendo um impacto em termos de demanda bastante significativo. Mas, não fizemos nenhuma demissão, somente reprogramamos as atividades de produção, ajustamos a falta de alguns materiais." Martinho acentua ainda que o pagamento da folha está sendo mantido, o que contribui para girar a economia local.
Além disso, o Grupo Fricke lançou nesta semana a campanha Água fria nunca mais, que enfatiza as linhas de chuveiros, aquecedores  e torneiras elétricas, de diversas marcas e custos, que dão mais qualidade e aconchego durante o período de quarentena em dias frios. "Para permitir que as pessoas façam upgrade em suas estruturas particulares no inverno."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por