Notícia

Comunidade

Contribuintes podem doar ao Fundo da Criança

Postada 11/05/2020



A pandemia do novo coronavírus tem fomentado ações de solidariedade no Brasil inteiro. E você sabia que pode fazer o bem sem ter de gastar nada a mais e de uma forma bem prática? Através da doação do Imposto de Renda devido diretamente no preenchimento da declaração é possível colaborar com um projeto social e o valor a ser pago continua o mesmo.
Até 6% do IR devido pode ser doado para os fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso do seu município ou região. Até o ano passado, apenas 3% podiam ser destinados e o único fundo que fazia parte era o dos direitos da Criança e do Adolescente. Uma novidade em 2020 é que o percentual dobrou e as organizações que apoiam os idosos também são contempladas.
Mesmo quem já entregou o documento, com medo de perder o prazo original - 30 de abril, pode realizar a declaração retificadora e acrescentar a doação. É importante lembrar que devido à pandemia da Covid-19, o prazo para entrega da declaração foi prorrogado até o dia 30 de junho.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ijuí (Comdica), Cristiane Barasuol, ressalta o valor é um benefício que a lei autoriza para que todos os contribuintes do Imposto de Renda possam abater mediante a doação para o Fundo da Criança e Adolescente. " Então o contribuinte realiza um depósito identificado em nome do Fundo. Após recibo será providenciado pelo Comdica e este documento deve ser usado junto com a declaração para o abatimento do Imposto de Renda". 
Podem contribuir tanto pessoas físicas (até 65) ou jurídicas (1%). "Isso não parece muito, mas juntando todos os valores, nós conseguimos financiar importantes  atividades para entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município de Ijuí". 
Entre as entidades beneficiadas pelo Fundo da Criança estão os lares Bom Abrigo, MeAme e Afim.  Também recebem recursos  a Te Amor, que atende crianças autistas, a AABB Comunidade, que trabalha com crianças e adolescentes em turno inverso  ao da escola. O projeto social do Lar Henrique Libesch, a Associação Noroeste Runners e escolinhas de futebol e a Apae também são beneficiadas."Então todas essas entidades se inscrevem em editais que o Comdica lança a partir do recurso que tem no fundo e quando a empresa ou pessoa faz a doação, ela contribui para ações de melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes". 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por