Notícia

Saúde

Comportamento da população é investigado

Postada 11/05/2020



Por meio do Comitê Científico da Covid-19, o Município de Ijuí está aplicando uma pesquisa, a cada 15 dias, a fim de compreender o comportamento da população local, e também a percepção frente à pandemia. Duas rodadas já foram realizadas, por meio das mídias sociais, e uma nova enquete será aplicada  no dia 15 de maio, segundo o biólogo João Pedro Gesing. 
Segundo ele, na primeira rodada, 1,7 mil pessoas participaram. Na segunda, quase 5 mil. Havia um receio de que pessoas com mais idade não participassem do processo, o que acabou não acontecendo, segundo o profissional. “A maior parte das pessoas que respondeu tem entre 30 e 60 anos. Tivemos, também, grande participação de pessoas com mais de 70 anos – superior a de jovens, com 20 e 30 anos. Isso revela que os mais jovens não estão tão preocupados com a pandemia”, destacou.
A enquete já mostrou que, até o momento, poucas pessoas apresentaram sintomas gripais na cidade. Nesta segunda rodada, quase 10% da população disse estar em quarentena absoluta, 15% disseram saíram normalmente e mais de 75% falaram que saem, embora evitem. Uma nova pergunta, na terceira fase do estudo, vai mostrar se estas pessoas estão saindo por conta do trabalho.
Também cresceu o número de pessoas usando máscara: de 51%, na primeira rodada, para 94% na segunda. 
Hoje e amanhã será realizada a terceira etapa da pesquisa que está mapeando o avanço da Covid-19. Novamente uma equipe de voluntários vai realizar visitas em 500 domicílios de todas os bairros de Ijuí, com a coordenação da Unijuí. Em cada casa será realizado um teste e também será aplicado um questionário para a coleta de dados complementares. 
De acordo com a professora Evelise Berlezi, professora da Unijuí, que coordena o estudo em Ijuí, os voluntários estarão identificados com jalecos, óculos, luvas e cartão de identificação nos veículos e caixas térmicas. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por