Notícia

Saúde

Presidente do CES defende ampliação de testes

Postada 28/04/2020



Na avaliação do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin, o isolamento social, recomendado para conter a disseminação do novo coronavírus, tem produzido bons resultados no Rio Grande do Sul. “Estamos conseguindo achatar a curva e, com isso, garantir melhores condições de atendimento, na área da saúde, ao conjunto da sociedade. Já temos, claro, várias regiões do Estado em que a capacidade instalada de atendimento está bastante tensionada. Não só a região da grande Porto Alegre, mas agora Passo Fundo, estão com um nível elevado de utilização de UTIs e leitos clínicos”, destacou o presidente, em entrevista ao Grupo JM.
O que tem preocupado o Conselho Estadual de Saúde é que há um grande número de subnotificações. Ou seja, o número de casos do novo coronavírus é muito maior do que se imagina. “Não estamos conseguindo fazer a testagem da população que está com sintomas. Hoje, o exame só é realizado se a pessoa está hospitalizada, numa situação mais grave. Além disso, os testes rápidos que temos disponíveis são bons apenas para as pessoas que estão com o vírus há cerca de 10 dias. Há um outro teste, mais preciso, mas com quantidade reduzida em relação à necessidade.”
Augustin acredita que os municípios, de uma forma geral, não tem a estrutura necessária para fazer o diagnóstico e dar o acompanhamento necessário aos pacientes com o novo coronavírus. “Temos várias regiões com poucos casos. Mas estes, que estão aparecendo, não estão tendo a atenção necessária, muitas vezes por falta de testes.”
O presidente acredita que, devido a essa situação, o número real de casos seja 10 vezes maior do que é oficialmente divulgado. “Lembrando que há muitas pessoas assintomáticas, que acabam transmitindo a amigos, a familiares. Há a necessidade de aumentarmos, e muito, o número de testes para garantir a prevenção. Para identificar quem são os infectados e encaminhá-los ao isolamento.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por