Notícia

Saúde

Ação dos profissionais da linha de frente é valorizada

Postada 28/04/2020



Na linha de frente ou na retaguarda, diante de um cenário desafiador, profissionais da saúde enfrentam com determinação os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus. Com máscara de proteção no rosto, mas “sorriso nos olhos”, mantêm-se firmes no papel de cuidar. De fato, é preciso equilíbrio para saber lidar com as próprias emoções, de seus familiares que aguardam em casa e mesmo com os diferentes sentimentos presentes em cada paciente. No Hospital Unimed Noroeste/RS, a segurança é um dos principais valores da marca. O adequado ambiente de trabalho garante atendimento pleno.
Mesmo antes dos primeiros casos suspeitos da Covid-19 na região, o Hospital Unimed estabeleceu seu Plano de Contingência para o enfrentamento da doença.
A médica infectologista Paula Korsack define esse período como de muito trabalho e dedicação. “Focamos nos treinamentos e na organização dos fluxos de todos os setores com o objetivo de proteger os nossos profissionais e pacientes. Conseguimos implantar um serviço de excelência, coeso e proativo, tendo a segurança como o fator determinante para superar este momento tão distinto que vivemos”, aponta.
Os treinamentos coordenados pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Sciras) foram intensificados nos últimos dois meses, abrangendo médicos e demais profissionais de saúde e de apoio de diferentes áreas. Do médico plantonista às equipes assistenciais, dos profissionais de recepção ao grupo de hotelaria e nutrição, enfim todos foram orientados sobre rotinas de segurança já observadas no dia a dia. Embora as dificuldades para a aquisição de equipamentos de proteção (EPIs), com preços de mercado acima daqueles praticados antes da pandemia, a cooperativa vem conseguindo atender as necessidades de todas equipes.
A coordenadora de Enfermagem Daniele Ciotti destaca que a adequada orientação sobre as rotinas de segurança, a garantia da oferta de EPIs e, inclusive, o apoio psicológico proporcionado pela instituição faz com que os profissionais realizem suas atividades com a certeza de que estão sempre seguros na prática assistencial aos pacientes. “Todos estamos nos sentindo essenciais, protegidos e preparados para o enfrentamento da pandemia. O desejo de cuidar do outro, de enfrentar o desconhecido só reforça o quanto estamos dispostos a fazer a diferença todos os dias no enfrentamento dessa pandemia”, reforça a enfermeira.
Os cuidados adotados no Hospital Unimed contemplam a atuação dos médicos de diferentes especialidades. Aqueles que fazem parte das escalas de plantão no Pronto Atendimento e nas UTIs Adulto e Neonatal participaram de treinamentos específicos proporcionados através do Sciras, com ênfase a protocolos de segurança. “Ao suspender procedimentos que não se enquadram como urgência e emergência no primeiro momento e ao restringir a circulação de pessoas no ambiente hospitalar também demonstramos o cuidado com a saúde de todos”, aponta o diretor técnico da instituição, médico Jorge Montardo. Nas suas clínicas cada médico tem autonomia para estabelecer a rotina de atendimentos.
As medidas de proteção adotadas abrangem também as áreas administrativas da cooperativa médica. Como parte do Plano de Contingência, e atendendo os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde, a Unimed Noroeste/RS mantém afastados, no momento, funcionários com mais de 60 anos, gestantes e aqueles com patologias que se enquadram também no grupo de risco, totalizando 40 pessoas. Outros 10 profissionais foram afastados por suspeita da Covid-19 ou por infecção respiratória, muitos dos quais já retornaram às atividades após observarem período de isolamento. Com a adoção da modalidade de trabalho em “home office”, especialmente nas áreas administrativas, reduziu-se a presença de funcionários em ambiente de trabalho. Além disso, o uso de máscaras está sendo adotado em todos os setores da cooperativa, que também receberam orientações sobre as demais etiquetas de prevenção.

 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por