Notícia

Saúde

Poucos pacientes têm sintomas de gripe

Postada 27/04/2020



O atendimento segue tranquilo no Centro de Triagem, conforme informou a enfermeira responsável, Fernanda Moraes. Localizado junto ao Ginásio Municipal Wilson Mânica, o espaço recebe pacientes com sintomas de gripe, com possível quadro de Covid-19.
“A nossa média é de 20 atendimentos por dia. Porém, nem todos que procuram o Centro de Triagem têm sintomas de síndrome gripal, um quadro específico que possa ser caracterizado como suspeito de Covid-19. Dentro dessa média, entre quatro e seis usuários são notificados como suspeitos”, destacou a coordenadora ao Grupo JM.
Conforme destaca Fernanda, neste momento, em que o atendimento segue tranquilo e não há aglomeração no ginásio, a Secretaria de Saúde está acompanhando as equipes e analisando quais são as necessidades. “Enquanto ainda não temos casos confirmados pelo Laboratório Central do Estado, adequamos e organizamos o nosso serviço para, se for necessário depois, consigamos atender a todas as necessidades.” Por turno, há 15 profissionais atuando – contando desde a recepção, equipe de higienização, enfermagem e médicos. Mas, ao todo, o grupo é formado por 50 pessoas. Embora o Lacen não tenha confirmado, a Unimed Noroeste/RS confirmou, há alguns dias, o primeiro caso de coronavírus em Ijuí.
“Temos mais equipes na retaguarda, aguardando para dar assistência. Caso haja necessidade, podemos deslocar algum servidor que já esteja atendendo nas unidades de saúde e, também, servidores do processo seletivo, que podem ser chamados a qualquer momento”, reforçou Fernanda.
O paciente que chega, e que não está com máscara, recebe uma na entrada do Centro de Triagem. Também há álcool em gel disponível no local. Conforme explica a enfermeira, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os casos de Covid-19 são classificados como leves ou graves. No primeiro caso, a pessoa é encaminhada para isolamento domiciliar e, no segundo, segue para o hospital, onde passa a receber o tratamento adequado. “Quanto aos testes, neste momento não temos disponíveis no Centro de Triagem. O protocolo diz que somente pacientes graves, que estejam no hospital, devem realizar o exame”, lembra a enfermeira.
Devem procurar o serviço pacientes com febre ou com outro sintoma característico, como coriza, dor de garganta, tosse e falta de ar. “Lembrando que, às vezes, a pessoa não percebe que teve febre. O paciente acaba sentindo calafrios, muito frio, e deve procurar o atendimento, da mesma forma.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por