Notícia

Saúde

Centro de Triagem realiza atendimento de pacientes

Postada 22/04/2020



O Ginásio Municipal Wilson Mânica foi transformado num Centro de Triagem e entregue, ontem, pelo Executivo à comunidade de Ijuí. O local está preparado para receber pacientes com sintomas de gripe, que serão avaliados por uma equipe de profissionais e encaminhados, por exemplo, para isolamento domiciliar ou atendimento hospitalar – conforme o diagnóstico. A ideia é evitar a circulação de pessoas com casos suspeitos de Covid-19 pela rede de saúde do município.
“Não gostaríamos de estar entregando um serviço como este à comunidade, mas há a necessidade, neste momento. Todo o paciente com sintomas de gripe, apresentando febre, dor de garganta, dor no corpo, dificuldade para respirar e inclusive com tosse, deverá se dirigir ao Centro de Triagem. Paralelamente, nossas unidades de saúde estarão, de forma gradativa, retomando o atendimento para os demais pacientes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Andréia Amorim, lembrando que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) seguirá com atendimento para casos de urgência e emergência.
O Centro de Triagem funcionará todos os dias, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Ele conta com uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e recepção. A estrutura possui 24 leitos, equipados para receber os pacientes.
“Há poucos Centros de Triagem no Rio Grande do Sul e seguimos o modelo do Ministério da Saúde”, destaca a secretária. A recepção foi montada na parte externa do ginásio e os pacientes terão acesso pelo Poliesportivo. A saída é pelo lado do CTG Chaleira Preta. “Os acompanhantes terão de aguardar do lado de fora. Só será permitida a entrada de outra pessoa se o paciente for um idoso, com limitações, ou no caso de crianças, por exemplo.” Ontem, 18 pessoas procuraram atendimento e quatro apresentaram sintomas suspeitos de Covid-19, sendo encaminhados para isolamento domiciliar.
Segundo o prefeito, Valdir Heck, outros locais haviam sido cogitados para receber o Centro de Triagem – a exemplo do Parque de Exposições. No entanto, dada a proximidade com a UPA, o ginásio foi escolhido. “Esperamos que o espaço seja utilizado por pouco tempo. Mas, infelizmente, ainda não sabemos o que pode acontecer. Estamos fazendo nossa parte aqui, em sintonia com a população, buscando conter o crescimento da curva”, disse, destacando que a comunidade deve ser parceira no enfrentamento à Covid-19. “Temos mais de 20 fiscais atuando e visitando lojas e organizações. Mas tenho certeza que teremos o apoio daqueles que pediram a abertura do comércio. De gerentes, coordenadores, para que fiscalizem e não atendam quem não estiver usando a máscara.”
O País tem 40.581 casos e 2.845 mortes pelo novo coronavírus. Já o Estado, 894 casos e 27 óbitos.

 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por