Notícia

Educação

Alunos passam a ter aulas a distância hoje

Postada 19/03/2020



Diante da crise gerada pelo coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações, a Unijuí suspendeu as aulas de segunda a quarta-feira. A partir de hoje, no entanto, os alunos da modalidade presencial, dos cursos de graduação e pós-graduação, devem realizar suas atividades de forma online, até o dia 31 de março.
“Estamos tomando uma série de medidas preventivas, que vão ao encontro do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina, e do que vem sendo adotado por escolas e universidades”, explica a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto. As aulas, segundo ela, passam a acontecer no ambiente virtual nos mesmos turnos e dias em que os alunos estão matriculados. “Eles terão que, ao invés de ir para o campus, para a Fidene, para ter aula presencial, se conectar ao portal da Unijuí. Nossos professores foram orientados a readequar o seu planejamento, trabalhando com fóruns, vídeos, disponibilizando textos para leitura ou exercícios aos estudantes. O ambiente virtual permitirá que haja essa interação entre professor e alunos”, destacou Fachinetto.
A Unijuí irá trabalhar com o Conecta Unijuí, ferramenta utilizada há algum tempo pelos professores, e também com o Google For Education. “Nossos professores vêm há algum tempo se capacitando para trabalhar com essa ferramenta. E, agora, iremos utilizá-la de maneira mais intensa.”
Contando com cerca de seis mil alunos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e mais de 1,3 mil turmas, a suspensão das aulas se fez necessária como forma de prevenir a proliferação do vírus. “A nossa expectativa é concluir o semestre e dar seguimento às atividades já iniciadas, não comprometendo  a formação dos alunos que têm formatura marcada para a metade do ano, ou aqueles que têm disciplinas que são pré-requisitos para outras. Nosso objetivo é dar conta do semestre.”
Conforme destaca Fachinetto, este não é um momento para férias, para ir a bares, para viajar. Mas, sim, de ficar em casa. “Enquanto universidade, temos que trabalhar para evitar aglomerações. O momento é de crise mundial e inclusive financeira. Não temos outro caminho. Seguiremos assim até o dia 31 de março, mas a data poderá ser revisada”, destacou, lembrando que a Universidade instituiu um Comitê Institucional de Prevenção, que revisará as orientações conforme a evolução da pandemia.
Com o intuito de preservar a integridade física da comunidade acadêmica e evitar qualquer cenário de risco, a Fidene/Unijuí, por meio do Comitê Institucional de Prevenção, tomou novas decisões, ontem. O Domingo no Campus, evento que seria realizado no dia 5 de abril, foi cancelado. Uma nova data será definida.
Também ficou estabelecido que os espaços institucionais dos quatro Campi, muito utilizados pelas comunidades para lazer, serão fechados nos fins de semana para grupos, circulação de veículos, evitando aglomerações. Pessoas que utilizarem os espaços para se exercitarem individualmente, ao ar livre, não serão impedidas.
A instituição revê a situação de quarentena para estudantes, professores e técnicos-administrativos que estejam regressando de intercâmbio ou turismo. A partir de agora, o período de isolamento será de sete dias , e não de 15 dias. Caso a pessoa não apresente sintomas, estará liberada para realizar as atividades normalmente, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por