Notícia

Geral

"É preciso isolar as pessoas", afirma Heck

Postada 18/03/2020



O Executivo municipal publicou o decreto nº 6.975 na manhã de ontem, contendo medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Covid-19 (coronavírus).
Dentre as determinações está a suspensão  de todos os atos da administração  pública direta e indireta até o dia 2 de abril, como capacitações e eventos coletivos; da mesma forma, fica recomendado ao setor privado e demais órgãos públicos  a suspensão de  evento com aglomeração de pessoas.
A partir de amanhã, as aulas da Rede Municipal de Ensino estarão suspensas até o dia 2 de abril - caso a pandemia não tenha sido controlada até esta data, o período poderá ser renovado;  o transporte público escolar também está suspenso.
Também faz parte do decreto, a criação do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus, e a ampliação da  validade da receita para medicamentos de uso contínuo, 360 dias, e de uso controlado, 180 dias. O objetivo desta medida é evitar o fluxo de pessoas nas unidades de saúde.
Pela manhã, o decreto mantinha a realização do concurso público da prefeitura, marcado para o dia 29 de março, e orientava o uso das medidas preventivas de contágio no dia de aplicação da prova. À tarde, o Executivo municipal suspendeu a realização do concurso público. Segundo Heck, depois de publicado o decreto, as medidas foram melhor avaliadas.
"Estamos em ano eleitoral, temos prazos, e  fizemos uma reavaliação. Também diante da presença do vírus, entendemos que dia 29 de março não seria mais uma data adequada, até pela aglomeração de pessoas, porque são oito mil pessoas aproximadamente inscritas. Estamos imbuídos e determinados a realizar o concurso público mais adiante. Vamos ver com a própria empresa o período possível, mas em tempo hábil de podermos homologar o resultado", afirma o prefeito.
No final da tarde de ontem, o prefeito reuniu-se com os secretários municipais com objetivo de orientá-los sobre as iniciativas que devem ser adotadas internamente, em relação à parte administrativa, principalmente na Saúde e Educação. "Porque tudo diz respeito ao isolamento. É preciso isolar as pessoas. A questão do isolamento é exponencial para ter uma vida tranquila depois."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por