Notícia

Educação

Aulas da Educação Infantil são suspensas

Postada 17/03/2020



Os 11 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) reuniram-se na tarde de ontem com objetivo de alinhar ações para o enfrentamento e prevenção à propagação de coronavírus.
Em entrevista ao Grupo JM, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, contou que, antes do encontro, ainda durante a manhã, recebeu ligação do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Dudu Freire, que orientou o período de 15 dias para as prefeituras adotarem medidas emergenciais. "Concluímos que o tempo será exíguo pelo que se encontra pela frente", pondera Heck.
Segundo ele, no encontro foram debatidas outras questões relativas ao novo vírus, como a realização da Marcha dos Prefeitos à Brasília, marcada para maio. A decisão da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora do evento, deve ser anunciada hoje.
Também foi tratado sobre os impactos da estiagem, que atinge  centenas de municípios do Estado e a possibilidade de falta de medicamentos, em função das restrições impostas à população. 
Já em relação ao Ensino, a decisão dos gestores de suspender aulas da Educação Infantil foi unâniume e a medida entra em vigor a partir de amanhã, nos 11 municípios da Amuplam. "É muito importante zelarmos pelas crianças e pelo isolamento. Que as crianças fiquem em casa, não circulem por aí. Enfim, ficou definido que a paralisação das escolas seja integral, nos diferentes níveis. As informações que nos chegam nos impelem a conclamar a população que não é coisa fácil. Esse coronavírus é diferente de outras doenças, mas é realmente complicado, a exemplo da Itália. A questão do isolamento é exponencial para ter uma vida tranquila depois."
A Famurs realizou na segunda-feira uma pesquisa sobre as medidas que as prefeituras do Rio Grande do Sul estão tomando para evitar a propagação do novo coronavírus: 295 prefeituras do Estado já realizaram decretos e orientações com medidas de prevenção contra a Covid-19. Conforme o levantamento, divulgado ontem, 101 administrações municipais ainda não emitiram nenhum tipo de decreto, e deverão seguir orientações através de decisões de associações regionais. Para o Superintendente da Famurs, Márcio Espíndola, a tendência é que até o final de semana, praticamente todos os 497 municípios já tenham realizado decretos com medidas de precaução e enfrentamento contra o coronavírus.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por