Notícia

Educação

'Amigos ou Conexões' é tema da 13ª edição do Concurso de Redação

Postada 17/03/2020



Um café da manhã realizado ontem, na sede do Grupo JM, marcou o lançamento do 13º Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí. O encontro reuniu apoiadores e patrocinadores e objetivou a divulgação do tema e da premiação e entrega dos materiais impressos pela Gráfica do Jornal da Manhã, como regulamento, folha padrão e cartazes de divulgação.
“Sempre aguardamos com expectativa o lançamento do Concurso de Redação. Mas neste ano é diferente. Embora estejamos felizes em dar continuidade ao projeto, pelo 13º ano, também estamos preocupados com o novo coronavírus e estaremos atentos ao cenário, realizando as mudanças necessárias na agenda do Concurso”, destacou Iara Soares, coordenadora pelo Jornal da Manhã, do 13º Concurso de Redação. 
Neste ano, alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, matriculados em escolas estaduais da região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), escolas municipais e particulares de Ijuí, terão o desafio de escrever sobre o tema "Amigos ou Conexões". A temática esteve entre as sugeridas por professores, diretores, estudantes e patrocinadores reunidos na solenidade de encerramento da 12ª edição. 
Coordenador do Concurso de Redação no ano passado, o presidente do Rotary Club de Ijuí Carlos Eduardo Basso passou a função ao colega rotariano William Werle Borré. Basso destacou que o tema escolhido incentivará os alunos a refletir sobre suas relações de amizade, na vida real ou virtual. “O tema sugere uma ampla discussão sobre as amizades".
Titular da 36ª CRE, Cláudio de Souza destacou que o tema é extremamente importante e estimulará, assim como nas edições anteriores, a escrita, a leitura e a pesquisa entre os estudantes. Somente da rede estadual, são convidadas a participar do Concurso de Redação 60 escolas da região de abrangência da Coordenadoria. “Embora nossas escolas participem de outros concursos, nós, da Coordenadoria, consideramos oficial esse Concurso de Redação promovido pelo Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí, em função do seu planejamento e organização, do início ao fim”, destacou. O coordenador louvou e agradeceu aos patrocinadores CCAA, Sicredi, Clip Ijuí, Cia da Música, O Boticário, Óptica Albrecht e Comercial Zaffari, e também à Secretaria Municipal de Educação (Smed), Unijuí e Casa da Amizade que, junto com a 13ª CRE, apoiam a iniciativa, e sublinhou: "Gostaríamos que mais empresas e instituições fossem parceiras da Educação".
Governador do Distrito 4660 do Rotary Internacional, Roger Roberto foi convidado a anunciar a novidade alinhavada para esta edição, que tem a finalidade de municiar os professores em sala de aula e auxiliar os alunos na produção de suas redações. É a importante contribuição de duas profissionais para discussão da temática, a psicóloga Dulcilene Alves de Melo e a psiquiatra Alexandra Tonel Schröder, que se propõem a realizar 10 palestras nas escolas, mediante agendamento prévio. Em razão da suspensão das atividades escolares, e reorganziação das agenda, os dias e horários serão posteriormente divulgados.
“As conexões começam na escola e é importante que façamos essa discussão com os alunos, que está totalmente ligada à saúde mental”, destacou a pisquiatra Alexandra. A palestra, assinala a psicóloga Dulcilene, será adaptada à faixa etária dos estudantes. As duas profissionais prestigiram o lançamento.
A premiação estipulada para o 13º Concurso de Redação será a mesma para as duas categorias, Ensino Fundamental e Ensino Médio.O professor orientador do 1º lugar, receberá um relógio Albrecht, um vale-compra de R$ 200 da Clip Ijuí, um kit de O Boticário e uma assinatura semestral da revista Stampa. A escola receberá uma assinatura semestral do Jornal da Manhã e os professores orientadores do 2º ao 5º lugar, um kit de O Boticário.
Entre os estudantes, a premiação é a seguintes: 1º lugar – uma bolsa de estudos de Inglês do CCAA, um vale-presente de R$ 500 da Clip Ijuí, um kit de O Boticário e publicação da redação no Jornal da Manhã; 2º e 3º lugares – um fone de ouvido bluetooth JBL, um kit de O Boticário; 4º e 5º lugares – uma caixa de som bluetooth JBL, um kit de O Boticário. Todos estudantes recebem medalhas e certificados.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por