Notícia

Geral

Hospitais e Fórum de Ijuí emitem notas com orientações

Postada 17/03/2020



Com o intuito de evitar a propagação do novo coronavírus, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) passará, a partir de hoje, a restringir o acesso à instituição. 
Visitas às unidades de internação serão limitadas, devendo haver apenas um acompanhante no leito e um horário de visita, das 19h às 20h. As visitas à UTI Adulto seguirão a mesma regra. Haverá dois períodos para visitas, das 8h às 8h15 e das 19h30 às 20h, mantendo um visitante por horário. Já na UTI Coronariana, as visitas acontecerão das 8h45 às 9h e das 17h45 às 18h, com a manutenção de um visitante por horário.
As visitas na UTI Neonatal serão suspensas, ficando somente a presença  dos pais, conforme rotina da instituição. Nas salas de espera – Bloco Cirúrgico, Ambulatório de Ortopedia e Ambulatório de Especialidades -, será permitida a presença de um acompanhante, apenas, por paciente. A entrada de fornecedores será restrita e os treinamentos e capacitações, assim como reuniões internas, devem ser suspensos temporariamente. Ontem, ocorreu uma capacitação para médicos da instituição, relativa ao coronavírus. 
O Hospital Unimed Noroeste/RS também adotou medidas restritivas de visitação e circulação em seu ambiente, visando, especialmente, a segurança de pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais da saúde. As medidas foram definidas em reunião ontem, e já estão em vigor.
"A Organização Mundial da Saúde classificou como uma pandemia o novo coronavírus. Sabemos que a aglomeração de pessoas pode ajudar na propagação da doença e, por isso estamos adotando medidas preventivas”, explica o diretor técnico do Hospital Unimed Noroeste/RS, médico Jorge Luiz Vargas Montardo.
A instituição já teve casos notificados como suspeitos do novo coronavírus. No entanto, conforme preconizam os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e o Plano de Contingência do Estado, os pacientes foram orientados a manter-se em isolamento domiciliar. O Hospital Unimed também reforçou as medidas estabelecidas no seu Plano de Contingência.
Nas Unidades de Internação está autorizada a permanência de apenas um acompanhante por paciente. É permitida a troca de acompanhante.
Na UTI Adulto será permitida a visita de apenas um familiar ao paciente internado, em dois turnos: manhã, das 8h30 às 9h; e noite, das 20h às 20h30. O horário de visitação da tarde está temporariamente suspenso.
Na UTI Neonatal, será permitida apenas a visita dos pais. As visitas ampliadas nas quartas-feiras e sábados estão suspensas momentaneamente.
No Pronto Atendimento é permitida a presença de um acompanhante. E, as salas de Convivência e de Espera estão fechadas, por tempo indeterminado. Os acompanhantes dos pacientes em cirurgia serão orientados pela Recepção Central sobre as recomendações.
No Laboratório de Análises Clínicas e Centro de Diagnóstico por Imagem está restrito o acesso de acompanhantes, sendo permitido somente em casos de extrema necessidade.
Outras medidas anunciadas referem-se à suspensão da 38ª edição do Clube da Gestante, que teve início na semana passada em Ijuí. A continuidade dos encontros depende de nova avaliação da instituição. A edição prevista para o final do mês em Panambi está cancelada.
Já o setor de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS está suspendendo os encontros mensais dos grupos operativos - Qualidade de Vida e Bem-Estar. O atendimento aos pacientes está mantido. Houve ainda a suspensão de outras atividades da cooperativa, como a realização de reuniões presenciais, de comissões, além de treinamentos e capacitações.
No Foro da Comarca de Ijuí os horários de atendimento foram alterados. A partir de hoje, pelo prazo de 30 dias, o horário de expediente será das 12h às 19h. Todas as audiências, exceto se mantida no respectivo processo, em caso de urgência, estão suspensas. As  audiências de réu preso serão analisadas, caso a caso, quanto a manutenção, o fornecimento de informações processuais às partes, somente por telefone e a restrição de acesso, exceto aos advogados, Ministério Público e Defensoria Pública, sendo necessário que a parte comprove a necessidade de ingresso - por exemplo: apresentação de réu preso na Vara de Execuções Criminais, parte com atendimento previamente agendado com a Defensoria Pública.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por