Notícia

Educação

Ijuí dispõe de cursos gratuitos à população

Postada 21/02/2020



Diante do cenário competitivo que o mercado de trabalho apresenta, estar bem preparado e em constante atualização é essencial para garantir uma boa vaga de trabalho. E a falta de recursos, para custear um curso, uma graduação, não deve ser um empecilho. Há, na cidade, diversas capacitações gratuitas ou com baixo custo disponíveis.
Os cursos técnicos talvez sejam os mais conhecidos. Somente a Escola Técnica Estadual 25 de Julho oferece quatro opções aos ijuienses: Mecânica, Informática, Móveis e Eletrotécnica. No Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente  Koehler há a oferta do curso técnico em Edificações e, na Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, o técnico em Enfermagem. “A educação profissional é uma prioridade no Estado. Tanto que, dentro da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), existe a Suepro – Superintendência da Educação Profissional, que tem como objetivo organizar e pensar os cursos técnicos que podem ser oferecidos na rede pública estadual”, destacou o titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cláudio de Souza.
Como lembra Cláudio, a educação profissional também passa a estar presente na organização do novo Ensino Médio. Há cinco eixos, cinco áreas que começam a ser trabalhadas, sendo que quatro correspondem a áreas do conhecimento – Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – e uma à educação profissional. “Sabemos que muitos alunos não conseguem chegar à universidade e optam por um curso técnico para uma entrada mais imediata no mundo do trabalho. Por isso a importância de nós, enquanto rede pública estadual, focarmos na organização e na melhoria das nossas escolas de educação profissional”, destacou o coordenador, lembrando que os custos para manutenção dos técnicos não são baixos, já que são necessários laboratórios e equipamentos para prática dos alunos. 
“A novidade é que, em agosto, teremos um novo curso em Ijuí, no Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler: o técnico em Logística. Já estamos preparando o quadro de recursos humanos e organizando o espaço físico para receber o novo curso.”
O Sest/Senat também oferece capacitações que auxiliam no ingresso no mercado de trabalho e na busca por melhores oportunidades. Segundo a gerente regional, Eleser Freitas, no dia 9 de março inicia-se a turma de Jovem Aprendiz, direcionada ao público de 14 a 24 anos. O Sest/Senat ofertará o curso de Assistente Administrativo e Transporte, com aulas teóricas na unidade e aplicação do aprendizado em empresas. "Muitos dos jovens que participam do programa acabam permanecendo nas empresas em que atuam”, explicou, lembrando que também há cursos voltados à atuação dos motoristas.
Dentre os cursos especializados, está o carro-chefe, MOPP, que serve para preparar motoristas que desejam se tornar aptos a transportar cargas perigosas. Há, ainda, cursos de Emergência, Coletivo e Cargas Indivisíveis, por exemplo. “Tudo isso prepara o nosso trabalhador. Também buscamos sempre atualizar o nosso usuário com cursos voltados à direção defensiva e primeiros socorros, por exemplos”, destaca.
Por meio do Gabinete da Primeira-dama são ofertados cursos totalmente gratuitos ou com uma pequena taxa aos participantes. Hoje, segundo Jussara Heck, há a oferta de Pintura em Tela para adolescentes e adultos; Pintura em Tecido; Corte e Costura; Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Patchwork e Culinária. “Logo, também teremos a definição dos cursos que serão ofertados em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural”, recorda, lembrando que um novo curso, que será ofertado na Estação Cultura, irá trabalhar a questão emocional.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por