Notícia

Educação

Rede estadual dá início a ano letivo com encontro

Postada 14/02/2020



Escolas da rede estadual deram início, ontem, às atividades do ano letivo de 2020. Junto ao Centro de Eventos da Unijuí, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) preparou um encontro, que reuniu diretores e coordenadores pedagógicos de 12 municípios.
“Trabalhamos uma pauta bastante extensa, durante todo o dia. Realizamos o planejamento das ações e atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. Lembrando que, em razão da greve, teremos dois calendários de início. Em 50 escolas da região, os professores retornam na próxima segunda-feira e as aulas iniciam no dia 18 ou 19, conforme a organização do transporte escolar de cada município. Outras 10 escolas vão iniciar o ano após o carnaval. No dia 26, retornam os educadores e, no dia 27, iniciam as aulas”, explicou o titular da 36ª CRE, Cláudio de Souza.
A Coordenadoria já está com tudo organizado para o início do ano, segundo o coordenador. A rede estadual registra um aumento no número de estudantes em 2020, chegando ao total de 17 mil alunos. “Esse aumento se deve aos alunos que saíram de escolas particulares e municipais, e ao fato de que atendemos quase 98% do Ensino Médio”, reforçou.
Grande parte do encontro, realizado ontem, foi pedagógico. Isso porque a rede estadual terá muitas mudanças a partir deste ano, como a implantação do diário online em 100% dos educandários. Os professores deixam o caderno de chamadas físico e passam a utilizar o celular ou o computador. O dia a dia do aluno poderá ser visualizado por ele e acompanhado pelos pais e professores. “Passamos da média 5 para 6 em 2020 e também passamos a implementar novas matrizes curriculares. Estamos nos adaptando à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e teremos, nos Anos Iniciais, dois componentes novos. Até então, os alunos tinham apenas um professor do 1º ao 5º Ano. Agora, terão três: um irá trabalhar a Educação Física, outro o componente de Produções Interativas e um terceiro que ficará encarregado das demais disciplinas, como Português, Matemática e Ciências.” Os Anos Finais do Ensino Fundamental ganharão o componente ‘Projeto de Vida’, que vai preparar os alunos para o ingresso no Ensino Médio.
“E vamos estar implantando, neste ano, em 10 escolas da região, o novo Ensino Médio, com dois percursos interativos que as escolas escolheram, num novo modelo pedagógico”, destaca Cláudio, lembrando que, em Ijuí, fazem parte do projeto-piloto o Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, a Escola Estadual Antônio Padilha e a Escola Emil Glitz. No próximo ano, todos os educandários estarão trabalhando com a nova proposta.
O evento contou com a participação de Saionara Fior Beffart, especialista em Gestão de Escolas. Participou do encontro, também,  a diretora do Senac Ijuí, Cláudia Scherer, que fez uma fala de abertura.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por