Notícia

Geral

Professores participam de capacitação da Promotoria

Postada 12/02/2020



Iniciativa do Tribunal de Justiça,  teve início a construção dos Círculos de Paz em diversas escolas de Ijuí, por parte de profissionais do Judiciário, que participaram de formação voltada ao tema. A partir de uma análise do trabalho realizado, o Ministério Público concluiu que o trabalho não daria certo se fosse feito de forma desorganizada, sem capacitar primeiramente as equipes diretivas, pedagógicas e de professores, com objetivo de mostrar como as ações deveriam ser desenvolvidas no âmbito escolar. 
"A partir de então, foi elaborado no ano passado o projeto Construindo a Cultura da Paz na Escola, em que foram beneficiadas e capacitadas cinco profissionais de cinco escolas públicas de Ijuí. Desse projeto piloto, se verificou a necessidade de expandir para outras escolas, inclusive da rede particular", explica a promotora da Promotoria de Justiça Especializada, Marlise Bortoluci.
Dentro deste objetivo, foi realizado um curso de capacitação ao longo da semana passada, totalizando 40 horas, ministrado pelo psicólogo Paulo Moratelli, especialista em gestão de conflitos, que abordou a realização do trabalho nas questões tanto preventivas quanto conflitivas e pedagógicas.
Participaram 22 professores, representantes das escolas Tomé de Souza, Imeab, Ceap e EFA, além de Bozano, Coronel Barros e Nova Ramada, e três profissionais da comarca de Augusto Pestana, que manifestaram interesse em participar.   
"Foi muito trabalhado sobre uma escuta qualificada, uma abordagem mais humanizada, a forma como tu te endereças à pessoa, como faz a pergunta, faz toda a diferença na resposta e na reação. Então, foi muito trabalhado isso com os professores. Quando surge o conflito de que forma será tratado. Foi uma qualificação bastante intensa para alterar a forma de ver e agir desses profissionais e a intenção é ampliar essa qualificação", comenta Marlise. Ela acrescenta que o Ministério Público avalia a realização de uma nova edição do curso, ainda neste ano. No ano passado, participaram da capacitação,  profissionais das escolas - Luiz Fogliatto, São Geraldo, Centenário, Deolinda Barufaldi e João Goulart.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por