Notícia

Saúde

Aberta a campanha de vacinação contra o sarampo

Postada 11/02/2020



Teve início ontem a campanha de vacinação contra o sarampo em todo o País. Desta vez, as equipes de saúde se voltam a crianças e jovens, dos 5 aos 19 anos. “No ano passado, tivemos dois movimentos para imunização: a primeira campanha focou em crianças menores de 5 anos e, a segunda, no público dos 20 aos 29 anos. Agora, chamamos um outro segmento para que compareça às salas de vacinas”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Patrícia Hildebrandt.
A campanha, no entanto, é seletiva. Nem todos vão receber a dose da tríplice viral. Somente aqueles que não receberam a vacina ou estão com o esquema vacinal incompleto. 
Em toda a região de abrangência da 17ª CRS, há 44 salas de vacina, divididas entre os 20 municípios. As equipes trabalham para atingir 95% de cobertura, assim como aconteceu no último ano. “Nos preocupamos porque, em anos anteriores, essa cobertura ideal não foi atingida. Tivemos uma oscilação. E a entrada do vírus no país ocorreu, principalmente, em decorrência da dificuldade de mantermos as coberturas vacinais adequadas”, destacou Patrícia, lembrando que os movimentos antivacina tiveram um impacto negativo no Brasil. “Toda a vez que não conseguimos manter as coberturas vacinais, que a gente não consegue imunizar a população como deveríamos, abrimos a possibilidade para reentrada de doenças, como é o caso do sarampo. Há mais de 10 anos, não tínhamos ocorrência da transmissão em território nacional.”
Patrícia orienta que os pais, aos levarem seus filhos às salas de vacina, também levem suas cadernetas. O esquema vacinal de todos será conferido. No sábado, dia 15, será realizado o Dia D de vacinação. “Os municípios estarão com as salas de vacinas abertas no sábado, porque sabemos da dificuldade que algumas famílias têm, até em razão do trabalho, de comparecer aos postos durante a semana.” A campanha de vacinação se estende até 13 de março.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por