Notícia

Educação

Aprovados na Medicina serão conhecidos hoje

Postada 04/02/2020



Realizado no último domingo à tarde, o Vestibular do curso de Medicina da Unijuí transcorreu com tranquilidade e dentro do que estava programado, conforme afirmou ao Grupo JM a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto. Com 50 vagas ofertadas, o processo seletivo recebeu quase 700 inscrições e registrou 15% de abstenção.
“O baixo índice de abstenção demonstrou que os candidatos que se inscreveram realmente tinham o interesse de realizar a prova na nossa instituição. A maioria deles vinha de outros processos seletivos, mas tivemos muitos vestibulandos que decidiram realizar a prova somente na Unijuí. E isso nos enche de orgulho, porque demonstra que acreditam na proposta pedagógica do curso”, destacou Fachinetto.
Realizada na Sede Acadêmica, a prova contou com 40 questões objetivas, que seguiram a lógica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e redação, que levantou uma discussão sobre a ciência, a partir do tema: “A penicilina foi descoberta por acaso; a bomba atômica, não”. Os candidatos receberam dois textos de apoio tratando sobre o assunto; o primeiro relatando sobre a descoberta dos antibióticos, uma revolução na medicina e na farmácia, realizada pelo pesquisador Alexander Fleming logo após o final da primeira Guerra Mundial; e o segundo texto contou sobre a construção da bomba atômica, em 1941, próximo ao final da Segunda Guerra Mundial, também resultado do investimento em pesquisa científica.  A partir destes elementos, os candidatos foram desafiados a escrever um texto dissertativo, observando sobre a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento da humanidade e os riscos que seu uso de modo inadvertido pode causar.
A nota da prova do vestibular, como lembrou Fachinetto, será somada à nota Enem para composição da média final. Os candidatos que comprovarem ter cursado com conclusão todo o Ensino Médio em escola pública ou privada, localizada nos municípios abrangidos pelo Corede Alto Jacuí, Corede Celeiro, Corede Fronteira Noroeste, Corede Missões e Corede Noroeste Colonial serão contemplados com acréscimo de cinco pontos.
Ontem, foi divulgado o gabarito da prova. A lista de classificados será divulgada hoje, às 17h, pelo site unijui.edu.br. Já o processo de matrícula dos aprovados ocorrerá a partir de amanhã.
Diferente dos demais cursos da Universidade, cujas aulas terão início no dia 26 de janeiro, a Medicina inicia suas atividades no dia 17, em razão da extensa carga horária.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por