Notícia

Saúde

Vigilância Ambiental realiza bloqueio químico em área

Postada 29/01/2020



Com o intuito de conter o mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, realizou, ontem pela manhã, um bloqueio químico em uma área próxima à antiga rodoviária, no Centro da cidade. A aplicação do inseticida ocorre de forma preventiva e numa região em que há um caso suspeito de dengue.
“Em outros anos, realizávamos o bloqueio mecânico diante de casos suspeitos. Isso ocorre quando nossos agentes vão até a área, observam se há criadouro do mosquito e, diante de um caso positivo, realizam o bloqueio químico. Do ano passado para cá, entendemos que o bloqueio químico tem uma efetividade maior, garantindo tranquilidade por mais tempo, nos meses de março, abril e maio, por exemplo. Isso é comprovado e, por isso, adotamos esta maneira preventiva de trabalhar”, explicou o médico veterinário Ortiz Schröer Junior.
No trabalho realizado ontem, um agente seguiu à frente, comunicando as pessoas de que a ação seria realizada. Na sequência, seguia outro agente, com a máquina para aplicação do inseticida. De acordo com Ortiz, o paciente procurou o serviço de saúde na semana passada e, dado os sintomas, o caso foi considerado suspeito e encaminhado para análise. “Mesmo sendo uma suspeita, nós imediatamente entramos em ação para verificar qual ação poderia ser realizada na região da residência”, lembra.
Nesta semana, a região da Modulada também recebeu ação da equipe. “O bloqueio de focos do mosquito nesta região é importante em razão do grande número de pessoas, de visitas, que a Modulada recebe”, lembra. Conforme o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), Ijuí está com 0,9% - quase batendo no limite considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde, de 1%. “Coisas que não nos faltam são boa vontade, gente para trabalhar e produto para aplicar”, reforça o médico veterinário, ressaltando que ações de prevenção são constantemente realizadas pelas equipes. No entanto, cabe à comunidade auxiliar no trabalho de eliminação de possíveis criadouros do mosquito.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por