Notícia

Economia

Agência vai dialogar com investidores

Postada 28/01/2020



Recentemente criada, a Agência de Desenvolvimento e Inovação Regional (Adir) de Ijuí tem por objetivo contribuir e aglutinar forças, aproveitando as oportunidades e buscando investimentos, além de dialogar com aqueles que desejam investir no município. "Desenvolvimento se faz com aproveitamento de oportunidades", acentua o coordenador da entidade, Sadi Heinen.
Em entrevista ao Grupo JM, o empresário lembrou que a criação da agência surgiu a partir de uma articulação da Associação Comercial Industrial de Ijuí (ACI), dentro do Ijuí Mais,  em que foram construídos eixos estratégicos de desenvolvimento local, em parceria com o Sebrae, por meio de seu programa de governança. Para isso, foram visitadas outras cidades e regiões, onde agências já estão em atuação,  na busca por modelos de estruturação e estatuto. A última etapa, antes de ser criada, consistiu em uma reunião da ACI com lideranças das principais entidades da cidade e empresas, onde o projeto foi apresentado.
"Todos abraçaram a ideia e colocaram seus representantes no Conselho de Administração da agência, ou seja, estamos muito bem chancelados por vários segmentos da comunidade, tanto empresarial quanto da própria Universidade, que é um eixo importante para dar suporte", pontua Heinen.
Agora, está em fase de finalização dos últimos detalhes do regulamento interno e o próximo passo será definir os eixos estratégicos de ações para  que então entre em execução.
Heinen destaca que diretoria - presidente, vice e tesoureiro - e Conselho de Administração são formados por voluntários. Entretanto, para funcionar, a agência  precisa de uma estrutura executiva remunerada. "Alguém que tenha competência e conhecimento para elaborar projetos, dialogar e transitar em Brasília e em outros órgãos, e poder exercer esse papel. Esse é o segundo passo que daremos neste primeiro semestre", explica.
A Adir está localizada em uma sala cedida na ACI, que será ocupada por funcionários executivos remunerados - pessoas qualificadas que se dedicarão exclusivamente ao trabalho. Entretanto, Heinen salienta que o delineamento dos propósitos e diretrizes será feito pelo Conselho de Administração juntamente com os poderes Executivo e Legislativo. "Estamos elaborando o orçamento e buscando fontes de recursos que possam sustentá-la", frisa, acrescentando que a ideia é colocar em funcionamento ao longo deste ano. "Estamos trabalhando para que aconteça de forma sustentável."
Nesse sentido, Heinen destaca que as ações estão sendo feitas em uma tríplice hélice: Universidade, setor produtivo e poder público. 
"Ijuí é muito forte na área de serviços, mas seguramente temos oportunidade para outros players virem para cá.  E não é só olhar para trazer investimento de fora. Temos uma questão muito importante, que entra no plano de ação da agência que é o empreendedorismo. Temos muitas coisas positivas em Ijuí e que talvez precisem de uma alavanca. Estaremos ao lado dos empresários locais que queiram avançar e modernizar em seus negócios. Investidores são importantes, mas Ijuí tem pesssoas competentes e capacidade de se desenvolver", finaliza, acentuando que a agência não tem envolvimento político partidário, mas que estará a serviço dos poderes constituídos. "Os planos estratégicos de desenvolvimento vão para além dos governos."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por