Notícia

Economia

Educação empreendedora está entre focos do Sebrae

Postada 27/01/2020



A unidade do Sebrae, com sede em Ijuí, ampliou sua área de abrangência, de 77 para 98 municípios, neste ano. Referência em todo o Estado em relação ao desenvolvimento e os resultados trazidos pela gestão à comunidade, principalmente ao setor empresarial, o serviço incorporou as regiões de Carazinho,  Ibirubá, Tapera e Não-Me-Toque, onde tem forte atuação na Expodireto Cotrijal. Entretanto, com orçamento de R$ 10 milhões, os recursos se tornam insuficientes para atender a todos os municípios.
"Temos que ser muito estratégicos para entregar algo que realmente gere valor para a comunidade, para o empresariado e com o melhor investimento possível desse recurso. Então, nós temos que sim trabalhar com gestão acima de tudo, isso é muito estratégico no direcionamento de cada recurso", acentua o gerente do Sebrae Noroeste, Armando Petinelli.  
Exemplo disso é a iniciativa  Cidade Empreendedora, que será desenvolvida a partir deste ano, em somente 30 municípios gaúchos. Na região, Panambi e Santo Ângelo foram contemplados.
"Nada mais é do que um conjunto de ações que o Sebrae levará para dentro do município em uma parceria com o poder público, com subsídio em quase tudo, com participação financeira bastante grande, onde iremos trabalhar nos mais diversos escopos, desde a questão da desburocratização, da educação empreendedora, da legislação do município, da Lei de Liberdade Econômica, no sentido de se adequar às novas leis", conta.
Petinelli lembra que o Sebrae Noroeste tem forte atuação no segmento rural, tendo 86 mil propriedades rurais em sua área de abrangência, sendo todas tratadas como empresas rurais.
Por meio do programa Juntos para Competir tem cobertura em 1% desse universo, e para este ano, já conta com a aprovação de uma série de projetos voltados ao fortalecimento do agronegócio - um deles é uma parceria com a Cotripal, voltada a produtores de carne e de soja. "Nós não damos o peixe, ensinamos a pescar, e nessa linha o agricultor tem que ver o seu negócio como empresa agrícola, a gestão, o entendimento dos custos, tudo colocado na ponta do lápis faz muita diferença para os agricultores."
Além disso, o Sebrae Noroeste  tem a maior cobertura de empresários e abrange 14% dos MEIs - um volume expressivo quando comparado a outras regiões. Em função disso, o serviço investe na qualificação de seu quadro de pessoal. 
"Os meios digitais hoje estão cada vez mais presentes, nossa ideia é ter pessoas cada vez mais qualificadas que consigam entregar mais, e com a mesma quantidade de pessoas que temos. Não temos aumento do quadro, no entanto, temos uma contratação constante de profissionais para que sejam credenciados ao Sebrae. São empresas de consultoria que podem a qualquer momento ser contratadas dentro de nossos editais."
Hoje, o Sebrae está com edital aberto na área da educação empreendedora. Serão credenciados profissionais com experiência em educação, para capacitação de professores em metodologias que desenvolvem competências empreendedoras.
O edital pode ser acessado em sebraers.com.br/integra e as incrições encerram-se na segunda-feira. "Temos muita demanda, porque o foco da nossa gestão é também a educação empreendedora", acrescenta Petinelli. "Então, os grandes focos para 2020 dentro de minha gestão é trabalhar ainda mais o setor do agronegócio voltado à integração lavoura-pecuária e produção de leite e a educação empreendedora."
Petinelli cita o projeto Conecta Educação, que começou em Santa Rosa, por iniciativa do Sebrae Noroeste, e está sendo multiplicado em todo o Estado. "Quem toca o Brasil, a economia, é os empresários. Não venha me falar que é o poder público, que se não atrapalhar já está fazendo grande coisa, como costumamos falar. Então, se a gente conseguir que aquela criança, aquele jovem, tenha o anseio de empreender, de colocar algo novo, uma ideia em prática, por que não dar as ferramentas adequadas para que ele faça isso acontecer?"
  


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por