Notícia

Educação

Unijuí trabalha para ampliar vagas em curso

Postada 21/01/2020



Três processos seletivos estão em andamento na Unijuí: o Vestibular Contínuo, que oferece vagas em cursos de graduação presenciais; o Vestibular para os cursos de Ensino a Distância (EaD); e o Vestibular para o curso de Medicina.
Conforme explica a reitora Cátia Nehring, no Vestibular Contínuo o candidato pode escolher uma data, dentre as já definidas, para a realização da prova – no mês de fevereiro, há a opção dos dias 6, 13, 16, 20 e 27. As inscrições encerram-se no dia 26 de janeiro, mesmo dia em que esgota-se o prazo para candidatura no curso de Medicina.
No caso dos cursos EaD, o candidato pode agendar o melhor dia para realização da prova de vestibular. “Lembrando que é possível utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem precisar realizar o processo seletivo”, lembra a reitora.
Com vestibular agendado para a tarde do dia 2 de fevereiro, a instituição ofertará, no primeiro semestre deste ano, 50 vagas para o curso de Medicina. “Este é um processo específico e deve ser observado. O candidato precisa ter uma nota válida do Enem e precisa realizar o vestibular, constituído de redação e 40 questões objetivas. Candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da região Noroeste, que fazem parte dos Coredes Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí, também terão um plus na média final do processo seletivo. O acréscimo de cinco pontos é uma forma de valorizar as pessoas que fizeram sua Educação Básica na região”, destacou a reitora.
Das 50 vagas disponíveis, sete serão ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), por meio de bolsas integrais, com 100% de gratuidade. Os alunos ainda terão a possibilidade de financiar a graduação por meio de programa ofertado pela Unijuí, pelo Banrisul ou Sicredi.
Ao Grupo JM, Cátia Nehring adiantou que a instituição está em tratativas com os hospitais, para ampliar o número de vagas do curso, de 50 para 80 – sendo 40 ofertadas no Vestibular de Verão e as outras 40 no Vestibular de Inverno. “Vamos receber um processo de avaliação nos meses de fevereiro e março, iniciando pela prefeitura e pelos hospitais de Ijuí e região. Depois, os avaliadores irão à universidade, onde mostraremos tanto o processo de reorganização da estrutura interna quanto o cumprimento do projeto pedagógico do curso. Então, faremos a solicitação para ampliação das vagas”, reforçou a reitora, lembrando que a expectativa é que, em 2021, a Universidade já disponha das novas vagas.
“O curso tem uma carga horária significativa e se o aluno vem a reprovar em alguma disciplina, facilita a instituição ter duas entradas no ano. E uma turma de 40 alunos é ideal para trabalharmos”, completa.
Para além dos cursos já citados, a Unijuí também abriu 38 possibilidades de cursos Lato Sensu, focados em diferentes áreas.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por