Notícia

Saúde

Nova ambulância qualifica atendimento em emergência

Postada 16/01/2020



O Ministério da Saúde repassou uma nova ambulância ao Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu), realizando renovação de frota - quando o veículo é substituído por um novo.
"Essa nova viatura nos traz uma melhoria na qualidade dos serviços e do material que utilizamos. Saber que temos uma viatura nova em boas condições traz segurança à equipe, ao paciente e para todos que utilizam o serviço", explica o coordenador do Samu, Edegar Moi. 
Ele acentua que a cada 5 anos, o Ministério da Saúde realiza a substituição das ambulâncias, com as antigas ficando na reserva. "Ficaremos com três viaturas em excelentes condições. Recebemos no final do ano passado uma, que já está em uso. Uma das que estava em uso, fica como reserva, e como temos quatro ambulâncias em boas condições, vamos trabalhar que uma delas vá ficar dentro da rede de urgência e emergência, disponível para os serviços da UPA e isso faz com que a gente qualifique também nosso serviço na outra esfera do município, que é a UPA 24h", antecipa o coordenador, acentuando que o serviço no município está bem aparelhado para realizar o atendimento em Ijuí e região. "Estão totalmente equipadas no sentido de atender qualquer tipo de situação, montadas como UTI Móvel, uma realidade só de Ijuí, porque temos equipes suficientes para atendimento em qualquer situação de risco."
A ambulância teve custo de R$ 180 mil, subsidiado em sua totalidade pelo Ministério da Saúde.
Edegar antecipou que, no ano de 2019, o atendimento foi realizado pelas duas equipes do Samu. Na ambulância avançada, que conta com UTI Móvel, médico, enfermeiro e condutor, realizou 220 atendimentos por mês, o que representa média de sete por dia, nos 20 municípios que compõem a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Já, a ambulância básica fez 260 atendimentos por mês, uma média de nove por dia.  Ao todo, as duas equipes realizaram média de 16 atendimentos por dia, ao longo do ano de 2019. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por