Notícia

Saúde

Síndrome de Edwards é tema de encontro

Postada 24/12/2019



Ontem à tarde, o deputado estadual Gerson Burmann (PDT) esteve na cidade e fez a entrega de uma cópia da Lei nº 15.387/2019 à Associação Ijuiense Todos os Amores são Perfeitos – Conscientização sobre Síndrome de Edwards, presidida por Eloir Hass. A lei parte de um projeto apresentado pelo deputado na Assembleia Legislativa, que institui o dia 6 de maio como Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards. O encontro contou com a presença do assessor do deputado, Fioravante Ballin, e demais integrantes da diretoria da entidade.
Incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a data motivará a realização de uma programação específica, com encontros, debates e campanhas educativas, que visam orientar a sociedade sobre a síndrome, em conjunto com órgãos públicos e entidades representativas da sociedade civil.
Na sua justificativa, o deputado explica que a Síndrome de Edwards é uma síndrome genética resultante de trissomia do cromossoma 18. É a segunda trissomia autossômica mais frequente observada no nascimento, ficando atrás, apenas, da Síndrome de Down. 
A Síndrome de Edwards acomete um em cada oito mil nascidos e é mais comum entre o sexo feminino. No entanto, acredita-se que 95% dos casos resultem em aborto espontâneo durante a gestação.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por