Notícia

Economia

Programa irá qualificar a mão de obra em Ijuí

Postada 10/12/2019



O Executivo municipal está trabalhando na criação de um programa de qualificação de mão de obra e de excelência no atendimento. Seminário voltado ao tema reuniu entidades do Sistema S e ligadas ao Comércio, além da Unijuí e do poder público.
A necessidade de criação desse programa surge das inúmeras vagas disponíveis no município e que não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Aliado a isso, está a instalação de novas empresas que investem no treinamento de funcionários, criando uma concorrência também nesta área. E, para além disso, o Executivo já está com olhos no futuro, visando o reconhecimento de Ijuí como Capital Nacional das Etnias, o que deve atrair mais turistas e negócios para a cidade.
"A região vem a Ijuí para fazer suas compras e estamos vendo grandes oportunidades de negócios. Para tanto, precisamos avançar na excelência do atendimento, que gera oportunidades de negócios, de vendas. Neste sentido, nos reunimos com todas essas lideranças e estamos trabalhando para criar o programa da qualificação da mão de obra e excelência no atendimento", comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Antônio Tambara.
Neste primeiro encontro, foram traçadas estratégias. O primeiro passo para construção deste programa, será a realização de uma pesquisa, pela Unijuí, no primeiro semestre de 2020, com foco na qualificação da mão de obra e na excelência do atendimento. A Universidade irá organizar os quesitos da pesquisa, que será feita com funcionários e proprietários, visando o levantamento de todas as informações necessárias para identificar em quais áreas é preciso investir em qualificação.
"Primeiramente, precisamos investir em pessoas que, preparadas, farão com que as empresas tenham sucesso, vendas, e os funcionários se sintam à vontade em trabalhar, vender e atender os clientes", pontua Tambara. "Deveremos receber muitos visitantes da região, não somente para turismo, na Capital Nacional das Etnias, mas para fazer negócios, e temos percebido dificuldades na mão de obra. Precisamos preparar nossos funcionários em todas as áreas."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por