Notícia

Economia

Empresários poderão decidir sobre horário de fim de ano

Postada 09/12/2019



Durante o mês de novembro, o Sindilojas encaminhou documento contendo a sugestão de horários especiais para o período de fim de ano, proposta pelos lojistas. Em contato com o Grupo JM, ontem, o presidente do SindiComerciários, Ari Bauer, informou que não foi fechado acordo com a categoria e, portanto, cada empresa irá adotar seu próprio horário, conforme a sugestão enviada pelo Sindilojas.
Entretanto, Bauer salienta que a entidade está orientando às empresas que respeitem as determinações da legislação trabalhista, como o período de descanso entre as jornadas, de no mínimo 11 horas, e o cumprimento de oito horas diárias, ou 44 semanais, e não excedendo o período de duas horas-extras mediante acordo escrito entre o empregador e o empregado.
O SindiComerciários também está orientando os trabalhadores sobre seus direitos - o telefone para contato é 3332 8444.
Além disso, Bauer lembra que, após quatro horas seguidas de trabalho, o funcionário deve ser liberado para fazer 15 minutos de descanso para o lanche, e recomenda que a empresa disponibilize este lanche, sendo, neste caso, opcional.
O horário especial do comércio de Ijuí começa no dia 15 de dezembro, das 16h às 20h - próximo domingo. Neste caso, Bauer lembra que o Município tem legislação própria permitindo abertura dos estabelecimentos aos domingos. Sendo assim, cada empresário está livre para decidir se optará pelo funcionamento ou não.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por