Notícia

Educação

Alunos produzem flautas artesanais

Postada 30/10/2019



A união de dois projetos está permitindo que alunos produzam instrumentos musicais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza.
Conforme explica o vice-diretor, Gilmar Wiercinski, já era desenvolvido no educandário o Programa de Incentivo à Inovação - Atelier de Cri-Ação, da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Ele tem por objetivo proporcionar aos estudantes um espaço de pesquisa e aprendizagem, incentivando-os a criar e a buscar soluções para pequenos problemas. O grupo é coordenado pelo professor Nilo Fricke. Também já estava em andamento na escola a oficina de música, a cargo do professor Jair Gonçalves. Ambos os projetos acontecem em encontros semanais. 
“Foi numa reunião de formação que nasceu a ideia de interação entre as duas oficinas, com a sugestão de que os alunos fossem desafiados a construir flautas artesanais, utilizando PVC. Essa proposta foi lançada no ateliê de Cri-Ação e todos os  integrantes gostaram da ideia”, explicou o vice-diretor.
Os dois projetos abrangem alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. E o resultado, de ambos, têm sido positivo no educandário. “A gente acredita muito no protagonismo do aluno na escola. Além do dia a dia, em sala de aula, em que sempre se procura inovar a metodologia, dando voz ao aluno, no sentido de ele participar de uma forma mais ativa, os projetos vêm para complementar este trabalho. Tanto o ateliê quanto a oficina de música dão ao estudante a possibilidade de ele criar coisas diferentes”, reforçou Gilmar Wiercinski, destacando que ambos os projetos acabam repercutindo na melhora da aprendizagem geral do aluno.
A ideia é que, após a produção das flautas, uma apresentação seja realizada pelos alunos.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por