Notícia

Educação

Cursos da Unijuí têm boa avaliação no Enade

Postada 09/10/2019



Os cursos da Unijuí foram bem avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conforme informou a vice-reitora de Graduação, Cristina Pozzobon. O exame, que é uma avaliação federal realizada pelos concluintes do Ensino Superior, teve os resultados da última edição, aplicada em 2018, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira.
“Em uma escala de 1 a 5, nossos cursos foram avaliados com conceitos 3 e 4. Logo, a avaliação denota a qualidade dos nossos cursos”, destacou Cristina, lembrando que, dentro deste ciclo avaliativo, o curso de Administração, do campus  Três Passos, teve destaque com conceito 4. Mesmo conceito recebido por tecnólogos na modalidade Ensino a Distância (EaD). “Significa que, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade a distância, nossos cursos estão fortes”, reforçou a vice-reitora.
O Ministério da Educação estuda alternativas para punir alunos com notas ruins no Enade. Tanto que, em entrevista, o ministro da Educação defendeu que o aluno que acertar 10% na prova não deva ter direito a se formar. Abraham Weintraub também afirmou acreditar que quem acerta menos de 20% das questões da prova atua para "sabotar" o exame.
Quanto à afirmação do ministro, Cristina não vê com bons olhos a aplicação de uma punição individual. No entanto, acredita que os resultados devam definir ações do governo, que incentivem as boas instituições, como é o caso da Unijuí, tomando providências no sentido de proteger os cidadãos das instituições que não são sérias. Que não apresentam uma qualidade formativa necessária para diplomar profissionais.
"Acho que os resultados precisam ser levados a sério. Nós, enquanto universidade, acreditamos no processo avaliativo, nas avaliações externas, justamente porque mostram nosso fazer", reforçou.
A vice-reitora lembra que estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão, até o dia 24 de novembro, por meio do portal unijui.edu.br. A prova, de redação, será aplicada no dia 1º de dezembro.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por